Campanha Multivacinação imuniza cerca de 230 crianças e adolescentes em Pedro Leopoldo

Reportagem: Lívia Laudares / Foto: Prefeitura de Pedro Leopoldo

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado (16) o Dia D da Campanha Multivacinação. Os dados coletados da campanha indicam que foram imunizados 227 crianças e adolescentes, mas a meta deve ser maior.

A campanha se estende até essa sexta-feira, dia 22. Os esforços são para regularizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes menores de 14 anos, 11 meses e 29 dias de vida.

A vacinação em dia é extremamente importante para a saúde individual e coletiva. Isso porque quem não se vacina coloca em risco a vida de familiares e pessoas com que tem contato. 

Algumas doenças que já possuem a imunização por vacinas podem ser fatais por suas complicações, e o contágio da maior parte dessas doenças se dá pelo objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos.

As vacinas são responsáveis pela queda drástica de incidência de doenças que assolavam a população, como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.