CASA CHEIA NA PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

QUASE 100 MORADORES DE PEDRO LEOPOLDO ESTAVAM PRESENTES NO PLENÁRIO NA NOITE DE HOJE

Reunião da Câmara 695 X 200

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

A 1ª reunião ordinária da 20ª legislatura da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, realizada na noite dessa segunda-feira, dia 4 de fevereiro, foi com casa cheia. Quase 100 moradores da cidade estavam presentes no plenário da casa legislativa do município, uma grande parte do público era de parentes, amigos e assessores dos vereadores.

Reunião da Câmara 345 X 237Na palavra livre, a moradora do bairro Maria de Lourdes, Patrícia Belizário, representando os membros do Grupo “Segura Pedro Leopoldo”, criado no facebook em janeiro, explanou sobre a necessidade de políticas públicas voltadas para a segurança pública.

Na reunião de hoje também foi realizado o sorteio dos vereadores para composição das comissões permanentes da casa legislativa para o biênio 2013/2014.

Reunião da Câmara 345 X 237 - IOs dez vereadores da câmara durante a reunião, assinaram uma representação de nº 01/2013 sugerindo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais – SSPMG – a transferência do presídio que hoje está no centro da cidade.

PROJETOS DE LEI

Reunião da Câmara 345 X 237 - IIO vereador Sálvio Pires de Souza (Partido dos Trabalhadores) foi o primeiro parlamentar a emplacar dois projetos de uma só vez logo na primeira reunião ordinária. O projeto 01/2013 apresentado nessa noite, “estabelece vedações à nomeação para o exercício de cargos em comissão e funções de confiança, no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta dos Poderes Executivo e Legislativo no Município de Pedro Leopoldo, e dá outras providências”, diz a redação.

O outro projeto do professor é o de nº 02/2013 que, “determina ao Executivo Municipal a realização de exames clínico, oftalmológico e odontológico nos alunos da rede pública de ensino, no início do ano letivo e dá outras providências”. Ambos os projetos vão passar pelas Comissões Permanentes para exarar parecer.

VERBA INDENIZATÓRIA É REAJUSTADA

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o projeto de resolução nº 02/2013 que trata sobre a verba indenizatória de gabinete. A verba saiu dos atuais R$ 2.300 (dois mil e trezentos reais) e pulou para R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais).

INDICAÇÕES

Na pauta dessa segunda-feira, os vereadores aprovaram aproximadamente 35 indicações que serão encaminhadas a Prefeita Eloísa Helena, uma média de quatro indicações para cada vereador. Os únicos parlamentares que não apresentaram indicações foi o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Maria Soares Santos e o vereador Geraldo Andrade (Lôro).