Viagem: Conheça o Caribe Panamenho

Nova colunista do Portal Mix Notícias traz dicas de viagens para você. Karina Novy, é jornalista da TV Alterosa e também escreve para o Blog Coisas de Madame

Por Karina Novy,

Karina Novy

Karina Novy

Totalmente dentro de uma rota turística, mas não tanto visitado, o Panamá é um país em pleno desenvolvimento e com muitas, muitas mesmo, áreas inabitadas. E talvez, por isso, tenha um turismo ainda rústico e que tem muito ainda a evoluir.
Nesse post vou falar das praias e no próximo sobre as compras.

Porque viajar para o Panamá? A Cidade do Panamá é a capital usada de “hub” para diversos voos para outros diversos países, principalmente aqueles banhados pelo mar do Caribe. Está em pleno desenvolvimento e é muito difícil passar pelas ruas sem ver obras para todos os lados.

Como está investindo em turismo, dá ótimos incentivos para ser visitado. Dois exemplos interessantes são o seguro viagem de 30 dias totalmente gratuito que você recebe ao passar pela imigração (se esquecerem de te entregar o cartão, pode pedir!) e também, stop over (parada sem taxas) que a Copa oferece para quem quiser ficar uns dias a mais por lá (sempre antes de viajar consulte se a promoção ainda está ativa!).

Lugar perfeito para curtir férias junto da família

Lugar perfeito para curtir férias junto da família

A língua oficial do país é o espanhol e a moeda é o Balboa, no entanto, vi apenas algumas moedinhas nativas, mas não me recordo de ter visto notas. O dinheiro que circula no país é o dólar …e ponto.

Fui para o Caribe Panamenho, mais precisamente no arquipélago de Bocas del Toro, na região ao noroeste do país, já bem perto da Costa Rica. Saí de BH num voo Copa de 6 horas, direto. E depois, já no Panamá, segui para um mini aeroporto, onde voei por mais 50 minutos até Bocas.

Sobre o tempo  e o clima dizem que a melhor época do ano para visitar a região é de dezembro a abril, quando há seca. O motivo, é que em outros períodos o tempo fica quente, mas chuvoso. De qualquer forma, em regra a região é quente, quase que o ano todo.

Paraíso não tão visitado

Paraíso não tão visitado

A cidade é muito pequena e na verdade, dá para ir a pé do aeroporto até os hotéis do Centro. Ainda assim, ficar arrastando malas pelas ruas, com o calor e sol dá preguiça, e compensa o táxi porque sai  por cerca de U$ 3 dólares por pessoa o traslado. Táxi por lá é bem barato, até porque a ilha é mínima e as pessoas vão para a maioria dos lugares pela via marítima.

Ir para Bocas Del Toro é viajar para uma cidade “turística”, mas sem aquela super infraestrutura de outros países com as praias viradas para o mar do Caribe. A maioria dos turistas são da Europa ou Estados Unidos. Não espere um super atendimento por lá, porque os nativos ainda estão aprendendo a lidar com os “forasteiros”, portanto, precisam aprimorar e muito a recepção (acredito  que em alguns anos tudo estará diferente).  Também é preciso ter em mente que lá tudo é lentíssimo, que nem todos falam inglês, que os nativos não dão tanta bola assim para os turistas (em alguns diversos momentos senti que estava de má vontade em atender) e que infelizmente, ainda não é o primor de limpeza nas ruas (culpa dos nativos ou dos turistas??). Mas ainda assim tem  uma beleza encantadora!

Mar do Caribe

Mar do Caribe

Nos primeiros dias fiquei nesse hotel, o Playa Tortuga, que fica 3,6 quilômetros do Centro. Ele tem um píer com um restaurante charmoso e simples, e uma “praia privada” mas que dá apenas para ser usada para os esportes aquáticos e saída de barcos. A piscina fica a passos do mar e a vista é linda !

Depois mudei para o Tropical Suites que fica no Centro e amei…parte dele foi construída sobre o mar, a vista fica para uma outra ilha a menos de 1 Km dali. Além disso, é só dar uns passos você já está num barco.

Vale lembrar que no  Centro de Bocas del Toro não há praias.  Para aproveitar é preciso sair de táxi ou lanchas para as ilhas paradisíacas. Algumas são pertinho mesmo, outras mais longe, mas nada que passe de 1 hora no mar, contando com as paradas para o abastecimento.

Leia mais sobre o Caribe em Bocas Del Toro CLICANDO AQUI

KARINA NOVY 150 X 140Karina Novy

Jornalista do SBT/TV Alterosa e escreve para o blog CoisasdeMadame.com

mande sugestões para nossa colunista pelo e-mail: contato@mixnoticias.com.br