De 15 a 31 de agosto VACINE sua criança contra a PARALISIA INFANTIL

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo

UBS do bairro Santa Tereza é um dos locais de vacinação

UBS do bairro Santa Tereza é um dos locais de vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e a Multivacinação para atualização do esquema vacinal chega à Pedro Leopoldo, do dia 15 a 31 de agosto, sendo 15 de agosto, o dia de divulgação e mobilização nacional.

Paralisia Infantil ou Poliomielite é uma doença infectocontagiosa e a única forma de prevenção é a vacinação.

A transmissão da doença se dá a partir do poliovírus após entrar em contato com fezes ou gotículas durante a tosse, espirro e fala de pessoas infectadas. Outro fator que também pode transmitir a doença é a falta de higiene em casa.

Na maioria dos casos a criança infectada não vai a óbito, porém adquire sérios problemas que afetam o sistema nervoso, provocando a paralisia permanente ou transitória, principalmente em membros inferiores.

O público alvo para vacinação contra a Poliomielite são crianças de 06 meses a 05 anos e para a Multivacinação as crianças menores de cinco anos de idade.

A campanha tem como objetivo evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país e garantir a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.

É importante informar e sensibilizar toda a sociedade sobre os riscos de reintrodução do vírus e da importância da manutenção de altas coberturas vacinais para que o país continue livre do vírus selvagem.

A vacina não é indicada para crianças que tiveram reação anafilática a doses passadas e também para quem realiza o uso de corticosteroides em dose imunossupressora.

TODAS AS UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA ESTARÃO ABERTAS NO PRÓXIMO SÁBADO E NOS DIAS UTEIS DO PERÍODO DA CAMPANHA.

VACINAÇÃO PARALISIA INFANTIL 695 X 198 AGOSTO 2015