DENÚNCIA: Carnaval com poeira no lugar de confetes e serpentinas

Reportagem: Pacheco de Souza / fotos: Luciano Campos

"PÓ DE CIMENTO COBRE CARRO NO CENTRO DE PEDRO LEOPOLDO"

“PÓ DE CIMENTO COBRE CARRO NO CENTRO DE PEDRO LEOPOLDO”

No lugar de confetes e serpentinas, o centro de Pedro Leopoldo ficou coberto com uma poeira branca na noite do último domingo de carnaval. O fato aconteceu por volta das 22 horas e foi registrado por um internauta do Portal Mix Notícias que enviou as fotos para a nossa redação. O carro do rapaz que é de cor preta ficou branco com tanto pó espalhado na pintura e nos vidros.

Carro com pó de cimento 345 X 237De acordo com Luciano Campos, a nuvem de poeira foi vista em curto período de tempo, por volta das 22h. “Era uma poeira esbranquiçada parecida com cimento branco ou qualquer outro tipo de pó químico”, contou.

Ainda de acordo com o condutor do veículo Toyota Corolla de cor preta, ele estava hospedado na casa de uma tia na Rua Benedito Valadares no centro da cidade. “Vizinhos relataram ter visto outras vezes essa mesma poeira, meu carro que é preto ficou branco de tanto pó”, concluiu.

Devido ao feriado de carnaval nossa equipe não conseguiu contato com a assessoria de comunicação de uma das fábricas de cimento da cidade, mas vamos insistir para obter uma resposta sobre a denúncia feita pelo nosso internauta.

NOTA DA HOLCIM

A Holcim esclarece que adota medidas para minimizar a emissão de poeira em sua produção, atendendo os níveis exigidos pelos órgãos ambientais. Entre essas medidas estão o uso de filtros nas chaminés dos fornos e dos moinhos, seguindo um cronograma de monitoramento.  Além disso, os caminhões de aspersão trabalham molhando as vias da fábrica, diariamente, para reduzir o impacto da poeira gerada pelo deslocamento dos veículos.

A empresa reforça que, durante o feriado de Carnaval, os trabalhos ocorreram normalmente e não houve nenhuma mudança no processo em sua fábrica, que  pudesse  causar qualquer emissão de poeira acima dos níveis normais de operação.