DENÚNCIA: Pneus aumentam risco de dengue na estrada da Holcim

ESPÉCIE DE BOTA FORA ESTÁ LOCALIZADO À BEIRA DA ESTRADA, ENTRE PEDRO LEOPOLDO E MATOZINHOS

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Há dias no local

Há dias no local

Chama a atenção de quem passa pela estrada da Holcim, entre Pedro Leopoldo e Matozinhos, a grande quantidade de pneus jogados embaixo da correia transportadora da empresa. O local vem se transformando ao longo dos anos em uma espécie de bota fora, onde alguns caminhoneiros param para dispensar resíduos que sobram entre uma viagem e outra, antes mesmo de carregar o veículo para novo transporte de cargas pelas estradas do Brasil.

Caminhão parado à beira da estrada neste local tem se tornado comum, seja por motivo de manutenção e enlonamento da carga ou até mesmo para dispensar algo de sobrou da viagem anterior. Nossa equipe percorreu o trecho a pé e encontrou uma grande quantidade de pneus jogados à beira da estrada, outros estão enterrados no meio da mata. Também encontramos lonas rasgadas, latas de 20 litros vazias e outros tipos de resíduos, como: sacolas plásticas, pequenos montes de areia acumulados ao longo da via, brita e outros matérias que nossa equipe não conseguiu identificar.

PNEUS JOGADOS NA ESTRADA DA HOLCIM EM PL (6) 345 x 229

Latas vazias espalhadas pelo mato

LIMPEZA

É fato que a Holcim sempre faz a limpeza ao longo deste trecho, desde a Fábrica de Cimentos até o trevo na rodovia MG-424, além de roçar o mato quando está alto, mas se não tiver um apoio da população e dos próprios motoristas essa atitude pode custar caro à saúde da população local. Vale registrar que além do risco de dengue, a cidade de Matozinhos já teve um caso de Febre Chikungunya (Dengue II) registrado neste ano.

Na tarde de ontem nossa equipe levou o caso ao conhecimento da Secretária Municipal do Meio Ambiente, Elizabeth Almeida e ela ficou de tomar uma providência.

O OUTRO LADO

Nesta manhã tentamos vários contatos com a Fábrica de Pedro Leopoldo para saber o posicionamento da empresa sobre o assunto, mas até o momento os telefones informados não atendem.

Aguarde novas informações.