Morre João Bittar, ex-deputado Federal responsável pela Construção da Escola Tia Bendoca em PL

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos de arquivo

Reprodução da internet / João Bittar

O ex-deputado Federal e empresário João Bittar (DEM) morreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Uberlândia, aos 54 anos. O corpo foi velado na mesma cidade e sepultado no final da tarde de ontem.

A família informou à imprensa que João Bittar estava em tratamento contra um câncer há um ano e no último sábado (19), foi internado no Uberlândia Medical Center (UMC).

O médico responsável pelo atendimento, o pneumologista Thulio Marquez Cunha, confirmou que Bittar deu entrada na unidade apresentando grave quadro de pneumonia. A causa da morte se deu em virtude de complicações da mesma, não tendo relação com a doença base do paciente. O óbito ocorreu à 0h40.

O político deixa a esposa e quatro filhos.

Do voluntariado à política

O político João Bittar Júnior nasceu em abril de 1963 em Ituiutaba. Mudou para Uberlândia e foi fundador e voluntário da ONG LAR destinada ao atendimento de pessoas de baixa renda. Com forte atuação nas áreas de desenvolvimento social, saúde e educação, Bittar se elegeu vereador por três mandatos em Uberlândia e disputou as eleições para prefeito municipal em 2004 e 2008.

O representante político foi fundador e primeiro presidente do Conselho Municipal do Idoso de Uberlândia no início da década de 90. Na Câmara de Vereadores, foi presidente das comissões de Ciência e Tecnologia, Educação, Cultura, Direitos Humanos, Ação Social e Defesa do Consumidor.

Como deputado estadual entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, membro da Comissão de Participação Popular e da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. Também presidiu a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo.

O parlamentar se candidatou ao cargo de deputado federal e, ainda em 2007, tomou posse pela primeira legislatura na Câmara dos Deputados. O mineiro assumiu como suplente no mandato de 2011 a 2015, sendo efetivado em 2014.

João Bittar em Pedro Leopoldo

Em Pedro Leopoldo João Bittar inaugurou uma das unidades do Lar Solidário, no mesmo padrão que já existe em outras cidades de Minas. No entanto, em abril de 2012, o espaço foi cedido à Prefeitura Municipal e no local passou a funcionar a Escola Tia Bendoca.

A Escola Municipal Tia Bendoca funciona à rua Espírito Santo, em frente ao Salão do Manoelzinho, no bairro Lagoa de Santo Antônio.

Fonte: G1