Desafios para a promoção da igualdade racial são discutidos em Conferência

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo

Foram propostas ações que caminhem para a igualdade social e respeito à população negra

A geometria e as cores da cultura afro foram detalhes marcantes na decoração do Plenário da Câmara e nos trajes típicos de muitos. Realizada na manhã do último domingo (30), a Conferência de Promoção da Igualdade Racial contou com
apresentação de dança, capoeira, desfile de indumentárias e discursos autoafirmativos.

Em sua fala, o Prefeito Cristiano Marião relembrou o preconceito e as injustiças sofridas pela comunidade negra em um país predominantemente negro. Precisamos de pessoas que, independente da cor da pele, sejam sensíveis à essa realidade e lutem contra esses abusos, declarou. Na palestra ministrada pela Superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional, Yone Gonzaga, foram apontados os desafios para a promoção da igualdade racial no Brasil.

Ao fim do evento, grupos de discussão levantaram ideias que possibilitem a promoção da justiça social e possam ser implementadas nas esferas municipal, estadual e federal. A Conferência de Promoção da Igualdade Racial foi realizada pelo grupo Ilê-Ifé de Pedro Leopoldo e teve o apoio da Prefeitura Municipal.

Segundo o IBGE, os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Os brasileiros que se declaravam brancos eram 45,5%.