Drenagem pluvial foi tema de reunião entre Secretário de Obras e moradores do Rua Santa Luzia

REUNIÃO ACONTECEU NESTA TARDE NO SALÃO PAROQUIAL DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO EM PEDRO LEOPOLDO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Moradores temem que obra possa reter água de chuva e causar alagamento de ruas

Moradores temem que obra possa reter água de chuva e causar alagamento de ruas

A construção das faixas elevadas nas principais ruas do centro de Pedro Leopoldo foi tema de uma reunião realizada nesta tarde no Salão Paroquial da Paróquia de São Sebastião. A preocupação dos moradores da Rua Santa Luzia, Rua São José e Rua Santos com a drenagem pluvial foi a pauta principal da reunião. Cerca de 15 moradores compareceram e fizeram vários questionamentos ao Secretário de Obras Rubens Carvalho. A reunião inciada às 15h20 durou cerca de uma hora.

“A Rua Santa Luzia já tem um histórico de alagamento em período de chuvas e com as faixas elevadas, nossa preocupação é este problema piorar”, comentou o empresário Sérgio da Pizzaria Arraial. “Porque não fizeram primeiro a obra de drenagem para depois construir as faixas elevadas”, acrescentou o ex-vereador Elvécio Bastos.

Uma moradora revelou que o problema de alagamento na região já se arrasta desde a época do ex-prefeito Dr. Hélio Issa. “Há 35 anos já reclamávamos sobre este problema com Dr. Hélio e ele até brincava que os moradores daqui eram chatos, naquela ocasião ele prometeu uma obra que nenhum morador ia reclamar, e realmente ele fez uma obra excelente que durou muitos anos, mas o problema voltou”, comentou Dona Neusa.

Outros moradores também reclamaram da falta de manutenção do calçamento e sobre os bueiros entupidos. Os moradores falaram ainda da varrição, que segundo eles, não é feita na região, além da obra do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento que danificou o calçamento e fez surgir os buracos ao longo da via.

Moradores são ouvidos pelo Secretário de Obras Rubens Carvalho

Moradores são ouvidos pelo Secretário de Obras Rubens Carvalho

A FALA DO SECRETÁRIO DE OBRAS

Após ouvir atentamente a cada morador, o Secretário de Obras Rubens Carvalho respondeu a todos os questionamentos e prometeu se empenhar para solucionar os problemas levantados na reunião. “A obra do PAC foi feita para separar a rede pluvial da rede de esgoto, porque antes era tudo junto. Quando assumi a Secretaria de Obras eu já sabia destes pontos críticos, porque a rede de drenagem não existia, e a tubulação com diâmetro menor fica sempre obstruída com o lixo que é jogado por uma parte da população”, comentou o Rubens acrescentando que há um cronograma de limpeza dos bueiros que já vem sendo cumprido, mas ele pediu apoio da população para manter as ruas limpas.

“A proposta da prefeita é fazer a rede de drenagem e depois arrancar o calçamento da rua Santa Luzia para fazer o nivelamento do piso deste a Rua Senador Melo Viana até a esquina da Rua Comendador Antônio”, prometeu.

O Secretário Municipal de Obras lembrou ainda que a rede de drenagem da cidade deve passar em breve por uma reestruturação. “Estamos com um plano na secretaria de obras para reestruturação de toda a rede de drenagem que tiver com problema de entupimento, principalmente onde estamos fazendo as faixas elevadas”, lembrou.

Rubens Carvalho não falou em prazo para atender às reivindicações dos moradores, mas disse que no máximo em 15 dias deve procurá-los novamente para dar uma posição sobre as reivindicações que foram feitas nesta tarde. O empresário Elvécio Bastos será o líder da comunidade encarregado de repassar aos moradores as mensagens vindas da prefeitura municipal.

FAIXAS ELEVADAS NA RUA SANTA LUZIA - OBRA (6) 695 X 243

FEIRA DE ARTESANATO AGENDA 695 X 198