EMOÇÃO E ALEGRIA EM HOMENAGEM A CHICO XAVIER

UMA BELA CERIMÔNIA PARA INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO NA PRAÇA DA PREFEITURA FOI REALIZADA NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA.

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Pacheco de Souza

Monumento é assinado pela Artista Vânia Braga

Monumento é assinado pela Artista Vânia Braga

A equipe do Mix Notícias esteve presente no evento de inauguração da escultura em homenagem ao médium Chico Xavier, fixada no piso na praça, em uma rampa com acesso para cadeirantes.na praça da prefeitura em Pedro Leopoldo.  A Praça foi toda revitalizada para a ocasião (troca de lâmpadas queimadas, jardins com novas plantas, etc. Como já publicado em matérias anteriores aqui no Mix Notícias.

O Cerimonial feito pelo Maestro Lindomar Gomes, contou com a presença de vários secretários do governo, vereadores, autoridades locais, Dona Maria Marta Xavier que representou a família de Chico, além cerca de 300 pessoas da comunidade.

Houve uma apresentação do Coral Luiz Gonzaga, discurso das autoridades e em dado momento, foi apresentado um vídeo do cantor Fábio Júnior e de outros cantores que gravaram músicas em homenagem ao médium.

A artista responsável pelo monumento foi Vânia Braga, uma talentosa e habilidosa artista de Pedro Leopoldo. Vânia trabalhou por muito tempo e se dedicou de corpo e alma para fazer uma escultura em tamanho natural do Chico, toda em bronze, um trabalho realmente muito lindo que agora pode ser visto por todos que passarem por ali.

A equipe do Mix Notícias entrevistou Vânia que estava muito emocionada.  Segundo ela o projeto já existe a cinco anos, desde quando o filme foi lançado. “É um trabalho muito detalhado que consiste em primeiramente em fazer um molde em argila, cerca de 500kg de argila foram gastos para fazer a escultura do Chico. Em seguida é feito uma forma de silicone que vai para fundição para fazer a fundição em bronze. O monumento pesa 250 kg de bronze”, contou. A artista já trabalha com esculturas a 12 anos. São confeccionadas esculturas em diversos materiais: em bronze, em resina cristal com tinta automotiva e mármore reconstituído e outros. Desses o bronze é o mais caro mas também o mais nobre e duradouro.

Segundo ela a intenção foi passar para a população as mesmas emoções que sentiu ao esculpir, que é a mensagem de amor, solidariedade do Chico. “Foi o meu trabalho mais emocionante, hoje já chorei várias vezes, ao ver as pessoas, eu queria que ele interagisse com o povo, por isso coloquei ele no banco olhando para as pessoas, para que elas pudessem também interagir com ele. Pessoas simples que muitas vezes não tiveram muito acesso à cultura, não puderam visitar um museu ou ver uma obra de arte. A emoção que elas sentiram invadiu meu coração. Foi melhor do que qualquer exposição.” Afirmou muito emocionada. Agradeceu emocionada a toda ajuda que recebeu durante o trabalho e das pessoas que a incentivaram nos momentos de dificuldades.

A prefeita Eloísa fez um discurso emocionado também “confesso que é difícil registrar com palavras o sentimento pelo nosso querido Chico, pois todos os adjetivos, substantivos, predicados inerentes à sua pessoa já foram nomeados. O trabalho que ele fez foi tão grandioso que ficou conhecido mundialmente, razão da indicação ao “Prêmio Nobel da Paz”, eleito “Mineiro do Século” e “Maior Brasileiro de todos os Tempos”, o que dizer deste homem que deixou um rastro de admiração que resiste ao tempo e aos credos: Ele é pedro-leopoldense. Sinônimo de humildade, conforto, consolo e compromisso com o bem, este filho de Pedro Leopoldo e cidadão do mundo, recebe hoje este tributo como gratidão de seus conterrâneos. Por tudo que ele nos levou: a vida dedicada a pratica do amor ao próximo, a caridade e desprendimento material genuinamente vivido, avesso a qualquer manifestação que o elevasse, sabemos que sentiria constrangido se aqui estivesse, sua humildade não permitia se envaidecer de seus talentos, tanto que costumava dizer: “Eu sou um cisco, um minúsculo servidor de Cristo”. É por isso que toda palavra para descrever esse ser humano fica tímida e pobre, mas quero dizer obrigada Chico por toda luz que vo^ce compartilhou, por nos ensinar o amor, o perdão, a caridade e a fé na simplicidade dos seus anos de vida.”

Os moradores também foram ouvidos, emocionada a Dona Ana, moradora da rua Santa Luzia, disse: “Já estava na hora, o Chico merecia essa homenagem, a escultura ficou muito semelhante a ele e muito bonita. Lucas Azevedo parabenizou: “a prefeita foi muito feliz em homenagear o filho ilustre de Pedro Leopoldo, embora ele nunca tenha gostado de homenagens. Ele sempre dizia que as homenagens deveriam ser a sua doutrina, aos ensinamentos. Sempre procurou passar humildade”

Jhon Arley também parabenizou a prefeita pela iniciativa: “porque Chico Xavier não representa só um movimento religioso, ele extrapolou os limites de qualquer movimento religioso ou social. Ele está no hall dessas grandes almas: Madre Tereza, Nelson Mandela, Gandhi e outros. Falar em Chico Xavier é falar em solidariedade, em respeito pelas diferenças. Se ele estivesse aqui ele ficaria zangado com a gente, mas nós de Pedro Leopoldo temos mesmo que preservar a vida e a obra desse grande homem.”

Muitos outros choraram emocionados ao tirar fotos junto ao monumento.

Confira abaixo as fotos do evento.