Etapas regionais do Parlamento Jovem começam na quinta (4)

Juiz de Fora e Pouso Alegre abrem cronograma de debates de projeto que estimula formação política dos estudantes de MG.

Reportagem: Pacheco de Souza

ASSEMBLEIA DE MINAS LOGOComeçam na próxima quinta-feira (4/9/14) as etapas regionais do Parlamento Jovem de Minas, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visando à formação política de estudantes mineiros dos ensinos médio e superior. A etapa regional é uma novidade, somando-se às etapas municipais e estadual. Esta edição do Parlamento Jovem marca os dez anos do evento, que começou em 2004. A cada ano um tema de relevância social e do interesse dos jovens entra em pauta. O da edição 2014 é “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.

A ideia de uma etapa regional é proporcionar uma discussão intermediária em que os municípios de cada polo poderão analisar as propostas da etapa municipal e consolidá-las em um documento que represente o interesse de toda uma região, e não apenas de municípios isolados. Com esse novo formato, será ampliada a participação de municípios, escolas e estudantes.

Os participantes dos cinco núcleos regionais do Parlamento Jovem vão se reunir em grupos de trabalhos e, após as discussões, votar as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, em outubro, no Plenário da ALMG. As proposições finalistas são encaminhadas à apreciação da ALMG por meio da Comissão de Participação Popular. Aliás, esta comissão é a porta de entrada na ALMG para os participantes do Parlamento Jovem, recepcionando muitos deles em suas visitas à sede do Parlamento mineiro.

Nessa quinta-feira (28), a Comissão de Participação Popular aprovou requerimento de autoria do seu presidente, André Quintão (PT), para a realização de reunião extraordinária para recepcionar uma delegação de estudantes de São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas) interessados em se envolver no Parlamento Jovem. A data desse encontro na ALMG ainda não está oficialmente agendada.