MÃE DIZ QUE FALTA VAGAS NAS CRECHES DE PL

Moradora afirma que espera uma vaga na creche do bairro Teotônio Batista de Freitas  há mais de dois anos.

Reportagem: Luciana Gonçalves / Foto: Pacheco de Souza

CRECHE ESCOLA DO BAIRRO DA LUA (1) 345 x 237

Creche escola do bairro Teotônio Batista

Nayara Lucilene Nunes Coelho mora rua Joaquim Tomaz, no residencial Filadélphia, bairro Lagoa de Santo Antônio em Pedro Leopoldo. Ela tem uma filha de 3 anos, Rhaquelly, e diz não conseguir vaga nas creches da cidade. Segundo ela, já fez cadastro em várias delas desde que a criança tinha 4 meses de idade, mas não consegue a vaga. “Já fui até ao Conselho Tutelar onde me orientaram a fazer uma denuncia com o Pacheco. Fui à secretaria de educação e me maltrataram, falei que iria fazer uma denúncia na rádio e riram de mim, disseram que eu teria que aguardar, mas já tem dois anos e oito meses que estou esperando e nada, aguardar até quando?”, questionou.

Ainda segundo a mãe da garota, ela não está tendo mais condições de pagar alguém para olhar a filha. “Eu trabalho num supermercado da cidade e tenho que pagar R$150 para uma pessoa cuidar da minha filha, é um dinheiro que me faz muita falta. Não tem problema se a vaga for no bairro Teotônio Batista ou em outro bairro, o importante é eu poder deixar minha filha na creche, é um direito meu e eu gostaria de saber porque está demorando tanto”, disse.

"Pago água, luz, condomínio e não tenho mais de onde tirar dinheiro"

“Pago água, luz, condomínio e não tenho mais de onde tirar dinheiro”

Nayara lembra da via-sacra que ela vem fazendo em busca da vaga, mas até agora sem uma resposta definitiva. “Em novembro  de 2013 eu fui à secretaria de educação para saber sobre a vaga, mas era preciso renovar o cadastro e eu nem tinha sido informada que precisava renovar, mas chegando lá a moça realmente olhou o caderno e viu que já tinha o cadastro antigo da minha filha e disse pra fazer outro que em fevereiro deste ano a vaga ia sair, por isso, fiz outro cadastro porque ela me prometeu que em fevereiro a vaga ia sair, mas até agora nada, eu não tenho condições mais, pago água, luz, condomínio e não tenho mais de onde tirar dinheiro. Eu venho cobrando isso a muito tempo. Na creche do Teotônio Batista na época que estava trocando de diretora, até bateram a porta na minha cara e falaram que eu tinha que esperar, eu minha sogra, minha cunhada, a gente vem lutando há muito tempo com isso. Eu queria fazer um desabafo porque todas as vezes que vou à secretaria de educação eu sou maltratada por buscar lá um direito meu e não aceito mais essa situação”, desabafou.

RESPOSTA PARA ESTE CASO

Atenta à reclamação pela mãe Nayara Lucilene, a Secretária Municipal de Educação, Flávia Cadete enviou-nos uma mensagem com a resposta para o caso, segundo a mensagem: “Raquele é a segunda da lista e tem que aguardar a ordem de chegada em respeito aos demais. O Cemai -Centro Solidário já atendeu 8 crianças da lista feita em outubro e a mãe Nayara fez o cadastro no dia 28-11-2013, ou seja, a humanidade só evoluirá quando respeitarmos o lugar do outro”, respondeu.