Férias fazem autoridades se preocuparem com o uso de cerol

Reportagem: Lívia Gomes Laudares / Foto Pacheco de Souza

Material apreendido em Pedro Leopoldo

As férias proporcionam momentos de diversão para as crianças e jovens, e de preocupação para as autoridades. Nesse período há um aumento considerável das ocorrências de acidentes envolvendo linhas de cerol. A linha chilena é uma das mais perigosas por ser revestida com óxido de alumínio, que corta até quatro vezes mais do que o cerol convencional. O problema é que não é difícil encontrar os produtos à venda. Um dos maiores prontos socorros de Minas registrou 33 vítimas atendidas por acidentes com cerol em 2016, 25 delas se machucaram entre junho e agosto.

O cerol é aplicado diretamente na linha que será usada para empinar a pipa. Os riscos não são apenas para os motociclistas, mas para transeuntes, ciclistas, pássaros, etc. Nem mesmo quem empina a pipa está livre, pois pode haver acidentes durante a confecção e ao brincar com o artefato. Segundo Dirceu Alves Jr, chefe do departamento de medicina do tráfego ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet),  quando atinge o pescoço, a linha com cerol funciona como uma faca. A alta velocidade pode agravar e a linha acaba sendo arrastada, tornando-se mais perigosa que um facão.

O CRIME

Em Minas Gerais a Lei nº 14.349, de 15 de julho de 2002, dispõe sobre a proibição do uso de pipas com linha cortante em áreas públicas e comuns. Segundo o texto fica proibido o uso de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, de papagaios, de pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária, em todo o território do Estado de Minas Gerais. A multa pode chegar a R$1500.

FISCALIZAÇÃO EM PEDRO LEOPOLDO

Para se evitar este tipo de ocorrência é importante que a população denuncie através do 181 ou 190. Em Pedro Leopoldo os Militares da 11ª Companhia Independente sempre fazem patrulhas nos bairros para orientar sobre como soltar o papagaio de forma correta e, quando se depara com alguma situação que fere a legislação, o material irregular é apreendido e a pessoa é conduzida à delegacia de Polícia Civil.  

Na cidade também já houve registros de motociclistas feridos após serem atingidos com linha de papagaio com cerol.