IDOSA INTERNADA NO PA CENTRAL SOFRE COM ERROS E DEMORA NO TRATAMENTO

APÓS VÁRIAS IDAS E VINDAS ENTRE POSTO DE SAÚDE E PA CENTRAL, O ESTADO DE SAÚDE DA SENHORA DE 79 ANOS AGORA É GRAVE

Reportagem Luciana Gonçalves / Fotos: Pacheco de Souza

PA CENTRAL 345 X 237

Hospital Municipal de Pedro Leopoldo – PA Central

Edna Teixeira de Lima está internada no PA Central  em Pedro Leopoldo e precisa com urgência ser transferida para um hospital do SUS em Belo Horizonte para fazer uma cirurgia. Mas o caso dela veio se agravando há alguns dias. Em conversa com Andréia Sabrine, neta de dona Edna, e Cleonice, filha, podemos entender o drama pelo qual a família vem passando:

Segundo elas, a senhora se queixava de fortes dores na barriga e foi levada na segunda – feira (27) para o PA Central onde permaneceu em observação até na terça por volta das 18h00 quando foi liberada. Foi diagnosticada infecção de urina e tratada com antibióticos. Mas na mesma noite já em casa, Dona Edna voltou a passar mal, desta vez com dificuldades para urinar e regurgitando. Na quarta – feira, no posto de saúde de Fidalgo o médico novamente encaminhou para o PA Central com um pedido de lavagem pois havia uma grande distensão no intestino. No PA, desta vez tendo os exames avaliados por outro médico,novamente o diagnóstico foi infecção de urina e o mesmo tratamento com antibióticos e Buscopan foi ministrado. Na sexta -feira dia 31, a senhora foi novamente internada no PA onde se encontra até hoje, porém está desde o sábado sem se alimentar, devido a uma sonda colocada no nariz por onde as fezes estão saindo. O quadro dela esta cada dia pior, a barriga está inchada e esta com febre também.

Somente nesta segunda – feira (03) é que  o disgnóstico correto foi confirmado após exames de ultrassonografia e tomografia: pedra na vesícula. Após avaliação de um cirurgião finalmente foi dado o encaminhamento para Belo Horizonte. Porém, não é fácil conseguir uma vaga, o processo pode demorar muitos dias e oficialmente a senhora só entrou na Central de Leitos no dia 03. A família está indignada pois outras duas pessoas, uma delas o filho de Cleonice de 15 anos, faleceu no PA Central a quatro anos atrás, devido ao mesmo problema de diagnóstico tardio e transferência para Belo Horizonte. De acordo com Cleonice, eles ainda enfrentam o transtorno em relação ao acompanhamento de dona Edna, ela afirma que são necessárias duas pessoas para cuidar da sua mãe, mas o pessoal do PA quer permitir somente uma e isso tem gerado discussões.