JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS- JEMG 2014

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: (crédito) Rodolfo Romeiro

Abertura em Lagoa Santa

Abertura oficial do JEMG 2014 em Lagoa Santa

Após onze anos, Pedro Leopoldo estará presente na primeira etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais que acontecem de 23 a 27 de abril na cidade de Lagoa Santa.

Com o empenho da Prefeita Eloisa Helena as equipes/escolas campeãs dos Jogos Escolares de Pedro Leopoldo – JEMPEL 2013 – representarão nosso município nas modalidades:

Vôlei masculino e feminino: Escola Estadual Imaculada Conceição
Handebol masculino e feminino: Escola Estadual Fazenda Modelo
Futsal masculino: Escola Municipal José Pedro Filho
Futsal feminino: Escola Municipal Carmem Barroso

Leia mais sobre o JEMG:

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 99, 98 e 97).

Os Números dos Jogos

Mais de 160 mil alunos
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.

As etapas do JEMG

A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 31 de março a 24 de maio de 2014. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, no período de 7 a 12 de junho de 2014, com as competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Será realizada também as competições das modalidades paralímpicas.

A 4ª etapa é a estadual e acontece no período de 4 a 9 de agosto de 2014. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia (modalidade de apresentação). Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.