Justiça Federal libera abertura da Mineradora da Holcim

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

MINERADORA DA HOLCIM EM PEDRO LEOPOLDO (1) 345 x 237Fechada há quase um mês por falta de licença ambiental, as atividades na Mineradora da Holcim foram retomadas nesta quarta-feira, 29 de julho, por decisão da 17ª Vara Federal. De acordo com a nota enviada pela assessoria de comunicação da LafargeHolcim, na decisão do juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz baseou-se no fato de a empresa já ter requerido, anteriormente, a revalidação da licença ambiental ao órgão regulador, assim como nos abalos econômicos e sociais decorrentes da suspensão repentina das atividades da empresa na região de Pedro Leopoldo, ”sem que fosse possível tomar as medidas urgentes para solucionar ou amenizar os efeitos de sua atividade”, conforme as petições de fls. 815/824 e 832/833.

Ainda segundo a nota, devido ao volume baixo do estoque de calcário, será necessário estender o horário de britagem da mineração nos próximos dez dias. A britagem será feita de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos de 8h às 16h.

Porém, com a retomada de suas atividades o fornecimento extra de matérias-primas na fábrica já foi suspenso e o tráfego de caminhões nos trajetos de acesso à unidade também voltou à normalidade.

A empresa garante “que sempre observou atentamente o cumprimento de suas obrigações de todas as origens, inclusive as sociais e ambientais”.