Má conservação de estrada não deve frustrar carnaval de foliões em Dom Joaquim

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Os 26 km de estrada de terra entre as cidades de Senhora do Porto e Dom Joaquim, no interior de Minas, não deve atrapalhar o carnaval de foliões da Região Metropolitana de Belo Horizonte que pretendem passar o feriado prolongado curtindo as belezas da Estrada Real. A nossa equipe fez contato com a Secretária de Cultura de Dom Joaquim, Fernanda Salvador, e segundo ela, a estrada deve ser recuperada pela equipe do DER nesta sexta-feira (09).

Nos últimos dias circularam vídeos na rede social informando que a estrada estava em péssimas condições para o tráfego de veículos devido as chuvas que caíram na região, no entanto, a reportagem apurou que nessa sexta-feira (09), equipes da SER em Guanhães fará manutenção nos pontos mais críticos da estrada para garantir que os foliões possam ter acesso ao carnaval de Dom Joaquim.

Palcos, banheiros químicos, barracas e outras estruturas já estão prontas

Outra informação apurada junto à Secretaria de Cultura da cidade é que a barragem, importante ponto turístico do município, está pronta para receber os foliões durante o carnaval, seja com shows durante o dia ou com atividades de laser nas piscinas, na ducha e até na famosa queda d’água em forma de cascata, além do serviço de bar.

MAIS CARNAVAL

Na cidade tudo está sendo preparado com muito carinho para receber os foliões e, segundo a agenda divulgada pelo Governo Municipal, atrações não vão faltar. De 09 a 13 de fevereiro vários shows estão programados para a Barragem durante o dia, além do concurso Garota Barragem. Já na praça da Matriz de São Domingos, também terão shows todas as noites, até as 03h00 da madrugada.

Praça de alimentação para atender os foliões / imagens cedidas pela Prefeitura

Um destaque do Dom Folia 2018 são os blocos de carnaval formados por moradores da cidade, conterrâneos e simpatizantes, juntos eles somam mais de 500 foliões. Todos desfilam com camisetas confeccionadas pelos organizadores. O maior bloco de carnaval de Dom Joaquim é o “Pioi de Cobra”.

Sobre Dom Joaquim   

Dom Joaquim tem uma população estimada em 4.535 habitantes, dados do IBGE de 2010, totalizado com o Distrito de Gororós e o povoado de São José da Ilha, mas este número pode até dobrar ou triplicar durante o carnaval. Para acomodar tanta gente uma das opções são os hotéis da cidade e da região, além de pousadas, casas de alugueis ou casas de parentes. Alguns foliões optam por levar barracas e ficam acampados na região.