MINERADORA DA HOLCIM É FECHADA POR FALTA DE LICENÇA AMBIENTAL

EXTRAÇÃO DO CALCÁRIO USADO NA FABRICAÇÃO DO CIMENTO ESTÁ SUSPENSA TEMPORARIAMENTE DESDE ONTEM NA REGIÃO NORTE DE PEDRO LEOPOLDO

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Mineradora está localizada no bairro Lagoa de Santo Antônio

Mineradora está localizada no bairro Lagoa de Santo Antônio

Fiscais do ICM-Bio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade notificaram a empresa Holcim em Pedro Leopoldo, e paralisaram as atividades na mineradora da fábrica que está localizada na Região Norte do Município. Segundo apurou a nossa equipe, a empresa está com a licença do órgão ambiental vencida desde 2007. A autuação foi feita na tarde de ontem (08 de julho).

O Mix Notícias tentou contato com a assessoria de comunicação da empresa em São Paulo, mas devido ao feriado na Capital Paulista não tivemos êxito. Agora há pouco nossa equipe conseguiu falar com Cynthia Ferraz na Fábrica de Pedro Leopoldo e a funcionária informou que a empresa ainda não vai divulgar nota oficial sobre o assunto.

Cynthia confirmou que a licença está vencida, mas garante que desde 2007 a empresa vem incessantemente apresentando toda a documentação exigida e tentando a licença, sem êxito até o momento. A funcionária acrescentou que a Holcim reforça seu compromisso com a questão social e ambiental, e que o departamento jurídico da empresa está se esforçando para tentar reverter o atual quadro.

Os funcionários que trabalham na mineradora foram remanejados e levados para a Fábrica na região do bairro São Geraldo. Uma fonte informou à nossa equipe que o estoque de matéria-prima usada na fabricação do cimento é baixa, e que daria apenas para mais três dias, isso pode comprometer a produção do cimento, no entanto, a direção da empresa não confirma a informação.

POSICIONAMENTO DA HOLCIM

Sobre o embargo da Mina Fazenda Campinho, em Pedro Leopoldo, MG, a Holcim esclarece que possui um processo de renovação da licença desta mina em tramitação na Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM) protocolado em 2007, e, desde então, vem cumprindo com todas as exigências e demandas solicitadas por este órgão, tendo realizado importantes investimentos e modernização das operações de acordo com essas solicitações.

Importante esclarecer que a fábrica de Pedro Leopoldo, assim como a operação de coprocessamento realizada na unidade, encontram-se com suas licenças de operação devidamente em vigor e, portanto, estão operando normalmente.

A empresa está tomando todas as medidas cabíveis para retomar o mais breve possível a operação da Mina Fazenda Campinho e, tão logo tenha outras informações sobre esse tema, voltará a informar.

Atualizada dia 10 de julho às 16h45