MURO PODERIA TER CAÍDO EM CIMA DE IDOSA DE 81 ANOS

MORADORA FOI SALVA POR VIZINHOS QUANDO A ENXURRADA INVADIU SUA CASA NO BAIRRO LAGOA DE SANTO ANTÔNIO

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

A limpeza começou cedo

A limpeza começou cedo

A Senhora Maria Lúcia Marques, de 81 anos, moradora do bairro Lagoa de Santo Antônio, na região norte de Pedro Leopoldo, salva por um vizinho quando a enxurrada invadiu sua casa no final da tarde de ontem e derrubou o muro do seu terreno, escapou da morte por milagre. Esta foi a avaliação feita pelo filho da aposentada nesta manhã ao receber nossa equipe em sua casa.

O dia de hoje foi de muito trabalho no local. De um lado equipes da Prefeitura de Pedro Leopoldo retiravam o barro que ficou acumulado na porta da casa de Dona Maria Lúcia, já no interior do imóvel a família e alguns vizinhos se revezavam na limpeza, pois a água entrou em todos os cômodos da casa e danificou móveis e mantimentos.

O muro ao fundo foi derrubado pela água

O muro ao fundo foi derrubado pela água

Aliviado depois do susto de ontem, o filho de Dona Maria Lúcia agradeceu a Deus por ter colocado um anjo na vida da sua mãe na noite de ontem. “Deus nos concedeu uma graça muito grande porque minha mãe estava sozinha em casa e quando viu que a água estava invadindo sua casa, ela foi até o fundo do quintal para tentar desentupir o bueiro e por pouco o muro não caiu por cima dela. Um amigo viu quando ela estava perto do muro e a tirou de lá, minutos depois o muro veio a baixo”, comentou Raimundo Marques Júnior com lágrimas nos olhos.

O Borracheiro Sebastião Madeira Cota, de 77 anos, revelou que tirou muito lixo de um bueiro na porta da sua casa para dar vazão a água, no entanto, ele alerta que se não houver conscientização da população para evitar jogar lixo na rua, cenas feito essas devem repetir. “O que nos prejudica aqui é a grande quantidade de lixo que parte da população joga na rua e depois entope os bueiros. No ano passado eu tive que fazer uma obra no meu quintal para evitar que a água entrasse outra vez em minha casa. A prefeitura deveria colocar fiscal na rua para multar quem joga lixo ou entulho na rua”, sugeriu.

Lixo recolhido de um bueiro

Lixo recolhido de um bueiro

Antônio Carlos Malaquias é outro vizinho da Senhora Maria Lúcia, ele acredita que a causa da queda do muro foi o lixo jogado nas ruas. “O que aconteceu foi a consequência do lixo que desce da parte alta e acumula na minha porta. Eu mesmo já sofri com enchente entrando em minha casa, mas hoje isso não acontece mais porque eu tomei minhas providências e aumentei minha obra. Estão me culpando pela queda do muro porque eu aumentei a obra, mas isso não é culpa minha, o problema foi a grande quantidade de água que acumulou na rua e formou ondas gigantes quando os carros passavam”, disse.

Bueiros não suportaram o volume de água

Bueiros não suportaram o volume de água

Ainda segundo Malaquias, ele move um processo na Justiça contra a Prefeitura de Pedro Leopoldo devido a falta de obras de drenagem pluvial. O morador explicou que a bueiro localizado em frente seu imóvel foi uma obra feita por ele e o processo pede exatamente o ressarcimento do dinheiro investido na obra.

SOBRE AS ACUSAÇÕES

O mecânico Raimundo Marques Júnior, filho da dona da casa invadida pela água, onde teve a queda do muro, não quis comentar sobre a obra feita pelo seu vizinho. Ele apenas se limitou a dizer que aguarda as investigações das autoridades e sugeriu a visita de um técnico para avaliar a obra. O mecânico registrou um boletim de ocorrência na noite de ontem.

Aproximadamente 30 metros do muro caiu

Aproximadamente 30 metros do muro caiu