MUTIRÃO CONTRA O CÂNCER DE PELE ACONTECE AMANHÃ EM PEDRO LEOPOLDO

ATENDIMENTO GRATUÍTOS E EXAMES SERÃO FEITOS NA POPULAÇÃO QUE PROCURAR O CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Dr. Abrahão sugere Projeto de Lei para conscientizar as crianças sobre o câncer de pele

Dr. Abrahão sugere Projeto de Lei para conscientizar as crianças sobre o câncer de pele

Amanhã tem mutirão contra o câncer de pele sendo realizado em Pedro Leopoldo, o evento é idealizado pelo Médico Dermatologista Abrahão Osta com apoio do Governo Municipal, médicos, enfermeiros e outros parceiros. O mutirão será no Centro de Especialidades Médicas, localizado na Rua 27 de Janeiro no centro da cidade (antigo PA Central).

O atendimento será feito de 09h as 15. O paciente que tiver alguma ferida que não cicatriza, verruga, manchas na pele e qualquer outro problema relacionado a doença de pele, deve procurar por atendimento neste sábado. Além de consultar com profissionais, exames serão feitos e sendo necessário, o tratamento continua através do Sistema Único de Saúde.

Pedro Leopoldo pode aprovar ainda este ano a primeira Lei Brasileira sobre Fotoproteção

Em maio deste ano, o Dermatologista Dr. Abração Osta foi à Câmara Municipal da cidade sugerir um Projeto de Lei para incluir na grade curricular das Escolas Municipais, o tema fotoproteção. A proposta do médico é que os alunos já comecem logo no seu primeiro ano de escola estudar a matéria.

O médico explica porque sugeriu a criação desta Lei na cidade.  “Eu já vinha a algum tempo pensando em alguma forma de tentar mudar o que vem ocorrendo no Brasil, já que somos um país em alta prevalência em câncer de pele. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer mais prevalente no Brasil atualmente é o câncer de pele, ele é o número um”, disse.

Ainda de acordo com o médico, o ideal é que as crianças já comecem estudar a matéria logo no seu primeiro ano de escola. “O câncer de pele ele advém da radiação cumulativa, ou seja, aquela que a pessoa acumula ao longo de toda a vida, principalmente na infância”, comentou.

Dr. Abrahão justifica porque trabalhar com as crianças.  “A criança assimila tudo que se fala para ela, então, pensei em uma forma e resolvi trazer esta ideia de um pré-projeto. Se começar por Pedro Leopoldo, ele vai se estendo e ramificando para outras cidades de Minas e do Brasil. Esta é uma Lei de baixo custo para o município, eu mesmo me comprometo a montar uma apostila de fotoproteção para ser distribuída nas escolas da cidade”, finalizou.

O Portal Mix Notícias cobrou recentemente através do gabinete do vereador Vicente Cruz uma resposta da Câmara Municipal quanto ao Projeto de Lei sugerido pelo médico Abrahão Osta, logo após nossa cobrança, ou seja, há exatas duas semanas, o projeto foi apresentado no plenário durante uma das reuniões ordinárias da casa e já está tramitando nas Comissões da Casa Legislativa, muito em breve, o projeto será colocado a apreciação dos vereadores para votação.

Assinam o Projeto de Lei os vereadores, José Maria Soares Santos e Vicente Pereira Cruz.

SERVIÇO

Mutirão contra o Câncer de Pele

Dia 30 de novembro de 09h as 15h

Local – Rua 27 de Janeiro no centro de Pedro Leopoldo

Antigo PA Central ao lado do Laboratório Municipal

Levar documento de identificação com foto