Obras no Trevo da Holcim eram cobradas por Marião desde 2009

A ESPERANÇA que nasce com essa obra é fruto de um trabalho liderado pelas Rádios PLFM e Atividade, ambas as comunitárias são de Pedro Leopoldo

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Desde 2009 Marião já participava das reuniões lideradas por Pacheco de Souza e Vicente Cruz, ocasião em que um abaixo-assinado com 6 mil assinaturas foi enviado ao DEER

“Um dia que entra para a história de Pedro Leopoldo!”, assim definiu, o Prefeito Cristiano Marião, o momento que marca o início das intervenções do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) no Trevo da Holcim, mais conhecido como “Trevo da Morte”, dado o grande índice de acidentes registrado no local.

Depois de apresentar a solução mais adequada dentre as possibilidades estudadas, o DEER iniciou as obras na MG-424 no início da manhã desta segunda-feira (9). Além de abertura e duplicação de vias no perímetro, o DEER irá reformular toda a sinalização para a orientação dos motoristas.

As reuniões para reivindicar obras no Trevo da Holcim aconteciam na Associação do Dom Camilo

No local, o Prefeito Marião, o Vice-Prefeito Salim Salema, bem como vereadores de Pedro Leopoldo, os prefeitos de Capim Branco e Prudente de Morais, Elmo Nascimento e José Roberto, a Vice-Prefeita de Matozinhos, Zélia Pezzini, empresários e moradores da região Norte comemoraram o início das ações que devem se estender pelos próximos 45 dias.

Incansável na luta por providências no local desde a vereança, o Prefeito Cristiano Marião ressaltou que a conquista é de todos, tanto da população, que se mobilizou por meio de abaixo-assinado, de vereadores de diversas legislaturas e demais lideranças políticas que levaram a reivindicação ao Estado. “Para a nossa alegria, este pesadelo começa a ter fim. E mais que melhorar as condições de tráfego, a obra irá poupar vidas, o que é o mais importante”, ressaltou Marião em seu pronunciamento.

Antônio Vaz de Andrade, morador da “Lua”, cumprimenta o prefeito por ter conquistado a obra junto ao DEER

Morador da região Norte, o motorista Antônio Vaz de Andrade é obrigado a se arriscar na MG-424 diariamente. Ele é testemunha de tragédias que permanecem na memória, mas que tendem a parar de se reproduzir. “Acredito que eu tenha sido a pessoa que mais pediu providências, pois foram várias as vezes que estive mobilizado no socorro às vítimas neste local. Esta é uma obra que vai permanecer e evitar acidentes e perdas de vidas”, disse satisfeito.

O que será feito?

O DEER vai implantar a mão única (sentido Pedro Leopoldo – Matozinhos) no trecho da MG-424 que corta a rotatória e abrir uma pista lateral à direita (de quem vem para Pedro Leopoldo) para quem faz o caminho contrário. Sendo assim, os motoristas que hoje precisam se atentar para o fluxo de veículo nos dois sentidos para atravessar a via, passarão a observar o movimento em apenas um deles. As faixas que tangenciam a rotatória serão duplicadas para dar mais fluidez ao trânsito. Toda a sinalização no trecho será refeita.

As obras iniciadas nesta segunda (09) é fruto de um trabalho liderado pelas Rádios PLFM e Atividade em 2009. À época, o então vereador Cristiano Marião, participava das reuniões lideradas por Pacheco de Souza e Vicente Cruz. Veja algumas fotos de arquivo das reuniões com a comunidade e com o DEER em Belo Horizonte.