PCMG prende suspeito de se passar por policial civil e federal em BH

Fotos: Divulgação Polícia Civil

Local em que o suspeito atuava

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante, dia 12 de julho, Valdiro Martins dos Santos, de 35 anos, no bairro Jardim dos Comerciários, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte.
  
De acordo com a delegada Cristiana Angelini, as investigações tiveram início há dois meses. “Começamos a fazer nossos levantamentos a partir de denúncias anônimas, nas quais vítimas relataram que Valdiro estaria se passando por policial civil e federal com o intuito de ludibriar as vítimas e exigindo uma quantia em dinheiro para facilitar o acesso aos órgãos de segurança pública”, frisou.

A delegada ainda informou que, no momento da prisão, o suspeito teria se apresentado como policial federal. “Foram feitos levantamentos pelos policiais civis da nossa unidade e conseguimos identificar e localizar o Valdiro. Em um primeiro momento, ele se apresentou como servidor da policial federal, mas em contato com o órgão nos foi informado que ele nunca trabalhou e nem faz parte do quadro de servidores do órgão. No local da prisão foram encontrados uma algema, chave de algema, um distintivo da Polícia Civil e vários computadores, inclusive relatórios de desgravações de interceptação telefônica com logotipo da Polícia Federal”, revelou Angelini.

Segundo apurado, Valdiro, aose passar por policial civil e/ou federal, oferecia investigações clandestinas e grampos telefônicos ilegais para assim receber dinheiro das vítimas. “Um dos casos, a vítima de Rondônia, não estava conseguindo passaporte e visto no município dela. Uma pessoa apresentou Valdiro a ela. O suspeito prometeu facilitar todos os trâmites para ela conseguir visto e passaporte, caso ela pagasse R$10 mil. A vítima então veio para Belo Horizonte, ficando hospedada em um hotel no bairro funcionários e, após o pagamento, Valdirio passou a não atender mais a vítima e ainda ficou com todos os documentos originais dela, que com muito custo conseguiu a segunda via e retornou para a sua cidade de origem”, disse a delegada.

Material apreendido na ação policial

Valdiro possui diversos registros policiais, entre ameaças, extorsão, estelionato e estupro, que estão sendo investigados. “Ele é uma pessoa bastante violenta. Um dos casos que estamos investigando é referente a um estupro cometido pelo suspeito. Ele teria se passado por policial civil e, mediante grave ameaça, obrigou a vítima a manter relação sexual com ele. Também estamos investigando o caso em que ele ameaçou outra vítima, se passando por policial federal, exigindo que ela assinasse um contrato de sociedade com ele”, contou.

A delegada ressaltou que as investigações de todos os registros policiais estão em andamento. “Conseguimos identificar aproximadamente cinco vítimas. Esperamos que, com a prisão dele, outras possam aparecer na delegacia e denunciá-lo”, concluiu.

O suspeito foi preso pelo artigo 296 parágrafo I e inciso III do código penal, que prevê pena de 2 a 6 anos de reclusão.