Pedro Leopoldo comemora bons resultados alcançados no IDEB pela Educação Municipal

Projeto “Escrita para Todos” e o Curso de Formação para Professores e Pedagogas são algumas das ações desenvolvidas pelo Governo Municipal para alcançar esta meta

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Escola Heitor Cláudio de Sales no bairro Lagoa Santo Antônio

Escola Heitor Cláudio de Sales no bairro Lagoa Santo Antônio

“O trabalho sério desenvolvido pela Prefeitura Municipal na educação já está dando resultados concretos: Pedro Leopoldo supera no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, diz a nota enviada pela assessoria de comunicação na tarde de hoje.

Ainda de acordo com a nota, o IDEB é um indicador de qualidade educacional e é obtido pelo desempenho em exames padronizados, como as notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb ou Prova Brasil) e pela taxa média de aprovação percentual, obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar.

O Índice foi criado em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxas escolares e médias de desempenho nas avaliações dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

O IDEB de 2013 mostrou que o município de Pedro Leopoldo ultrapassou as metas previstas em 0.7 pontos para os anos iniciais. Nesta etapa o município alcançou uma nota de 5.7 no 5º ano numa meta projetada de 5.3. No 9º ano, o município alcançou uma nota de 4.2 numa meta projetada de 4.1. ativa com a Secretaria Municipal de Educação e esta em contratos e adesões a projetos que ajudam no desempenho dos alunos. Há o Projeto Escrita para todos onde aconteceram encontros com a Neurocientista Elvira de Souza Lima em atendimento as profissionais de 4º ao 6º anos do ensino fundamental.

Há também cursos de formação para professores e pedagogas da rede para trabalhar o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP/M), adesão feita entre o município e a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG) no inicio em 2013. Devido a esta adesão, o município inseriu no Calendário Escolar o Dia D, onde todos os profissionais discutem os resultados das avaliações externas e internas, criando e reformulando o Plano de Intervenção Pedagógica de cada escola, analisando os resultados e criando estratégias de melhoria para trabalhar a intervenção em sala de aula. Os resultados são divulgados para a Comunidade Escolar que também contribui para um melhor desempenho da escola. Há o acompanhamento pela SEE/MG através de visitas técnicas e cursos de capacitações para as analistas municipais que repassam aos profissionais do município. Além de todos os programas citados, temos também o PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), onde participam professoras alfabetizadoras da rede municipal.

“Nas escolas municipais trabalhamos com o Jornal Escolar nos anos iniciais, onde são realizadas atividades em sala de aula, estimulando os alunos a escreverem, produzirem e entenderem os gêneros textuais. Estes conjuntos de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação contribuíram para alcançar os resultados positivos no IDEB”, finalizou a nota da prefeitura.