Pedro Leopoldo está entre os piores municípios na categoria turismo

Reportagem: Lívia Laudares com informações da Agência Minas 

O mapa do turismo de Minas Gerais recebeu 276 novos municípios neste ano e praticamente dobrou de tamanho. Com os novos municípios, o mapa mineiro saltou de 279, em 2016, para 555 cidades com vocação turística. Ou seja, 65% do estado tem vocação turística – e os gestores querem trabalhar o setor como forma de desenvolver a economia. O número de regiões turísticas também cresceu, passando de 40 para 48 regiões em 2017. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas. 

De acordo com o novo mapa, 87 municípios mineiros estão nas categorias A, B e C, que são aquelas que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais e oferecem melhor infraestrutura. São exemplos destas categorias cidades como Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Montes Claros, Juiz de Fora, Sabará, São João del-Rei, Tiradentes, Poços de Caldas, Pirapora e Uberlândia. Os demais 468 municípios turísticos mineiros figuram nas categorias D e E. O turismo movimentou cerca de R$ 17 bilhões em 2016, com 26,1 milhões de turistas. O setor representa 8,3% do total de empregos do estado.

Pedro Leopoldo se insere na categoria D e só ganha dos municípios de categoria E. A cidade está inserida na região das grutas pelo Mapa do Turismo Brasileiro, mas aparentemente não aproveita o potencial turístico que tem. Um fator que beneficia Pedro Leopoldo é a possibilidade do turismo pelas belezas naturais que possui, e pelo turismo religioso, já que Chico Xavier aqui nasceu e psicografou grande parte da sua obra. Uberaba, cidade em que Chico Xavier morou após deixar Pedro Leopoldo, se encontra entre os 87 municípios de categoria A, B e C, ou seja, que possuem maior estrutura para receber o turista, além de projetos que valorizem as riquezas naturais,culturais e históricas da cidade.

Criação da Semana Cultural Chico Xavier pode melhorar a posição de Pedro Leopoldo no mapa

A criação da Semana Cultural Chico Xavier pode melhorar a posição de Pedro Leopoldo no mapa do turismo a partir de abril de 2018. A iniciativa é dos vereadores João Indiano e Dr. Marcus Marinho. Recentemente a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para ouvir a comunidade sobre o tema e o Projeto de Lei deve ser votado em breve pelos vereadores da cidade.