Pesquisa deve apontar iniciativas sociais que contribuem com o desenvolvimento de Pedro Leopoldo

Trabalho será desenvolvido pelo Comitê de Ação Participativa (CAP), em parceria com a Fundação Pedro Leopoldo e apoio do Grupo LafargeHolcim

Reportagem e foto: Pacheco de Souza / imagem ilustrativa

Comitê com a comunidade na Holcim

O Comitê de Ação Participativa (CAP), em parceria com a Fundação Pedro Leopoldo, fará uma pesquisa de campo com a comunidade a partir da próxima terça-feira (22) e tem previsão de término no dia 9 de junho. A ação faz parte do Mapeamento de Ativos e Escuta da Comunidade e tem o objetivo de coletar informações sobre iniciativas sociais que contribuem com o desenvolvimento da cidade. A primeira fase da pesquisa prevê entrevistas na E.M. Magno Claret, E.M. Imaculada Conceição, SESI/SENAI de Pedro Leopoldo e na Escola Clita Batista. A partir daí, mais instituições, líderes locais e pessoas da comunidade farão parte do levantamento.

Os três eixos de atuação do CAP são: meio ambiente, juventude e intersetorialidade – integração entre os poderes público, privado e sociedade. “Na nossa visão, é fundamental que a própria comunidade tenha voz ativa, quando o assunto é o que existe e o que pode ser melhorado na cidade. O desenvolvimento da juventude, um de nossos pilares, já pode ser visto pela nossa parceria com a Fundação Pedro Leopoldo, que tem alunos completamente engajados nas melhorias da região”, disse Sander Palmer, membro do CAP. A Fundação Pedro Leopoldo terá 17 alunos de diversos cursos conduzindo entrevistas e participando da pesquisa de campo de forma voluntária. Os estudantes passaram por um workshop de capacitação na última quarta-feira (17).

Membros do Comitê de Ação Participativa e voluntários poderão ser identificados por crachás, camisetas e carta de apresentação do grupo. “A LafargeHolcim, como apoiadora do CAP, entende o papel fundamental das lideranças locais na identificação das áreas de maior necessidade e potencial de desenvolvimento em Pedro Leopoldo. O Mapeamento de Ativos e Escuta com a Comunidade será sem dúvidas uma peça-chave para identificar, articular e mobilizar iniciativas que irão melhorar o bem-estar da população”, disse Tatiana Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social da LafargeHolcim.  

Sobre o Comitê de Ação Participativa (CAP)

O Comitê de Ação Participativa (CAP) é fomentado pela LafargeHolcim e pelo Instituto Holcim. O grupo busca promover o desenvolvimento da comunidade por meio da construção coletiva e participativa de estratégias e ações, com foco em Juventude, Educação e Conscientização Ambiental e Intersetorialidade (integração entre os poderes público, privado e sociedade). O CAP é composto por 15 lideranças da comunidade, por meio de trabalho voluntário.