Polícia Civil faz exposição fotográfica contra a homofobia

Evento aconteceu na manhã de hoje no Parque Municipal de Belo Horizonte

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos divulgação da PC/MG

Para marcar o 17 de maio – Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu, na amanhã, desta quarta-feira (17), a abertura da exposição fotográfica intitulada “Fobia de quê?”, em frente ao Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, em Belo Horizonte.

O trabalho reuniu fotografias de Ana Alvarenga, Ana Paula Assis, Alex Silva e Maura Honorata que retratam pessoas LGBT em situações comuns da vida cotidiana. “Demonstrando que não há diferença ou qualquer justificativa para a discriminação, preconceito, e muito menos, para violência”, garante a delegada Elizabeth Martins, Coordenadora de Direitos Humanos da PCMG.

No evento, as drags Babaya e Nadja fizeram uma performance musical, a Miss Glamour Gay Minas Gerais, Hanna Fernandes, desfilou em traje de gala e Ed mart apresentou a performance poética “Réquiem para uma Noiva”.

A partir de amanhã, quinta-feira (18), as fotos serão expostas na entrada do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), na avenida João Pinheiro 417, Funcionários, onde permanecerão até a próxima terça-feira, dia 23.

A iniciativa faz parte das ações do Núcleo de Atendimento e Cidadania à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (NAC/LGBT), que faz o acompanhamento da ocorrência policial relacionada à identidade de gênero e orientação sexual.

Segundo a delegada Elizabeth, “temos a missão de realizar um atendimento qualificado com acolhida diferenciada a essas vítimas. Prestamos as orientações a todos que nos procuram, pois aparecem muitas dúvidas, inclusive coisas que nem são de polícia, e por isso a necessidade de promover essa exposição para divulgar o trabalho do NAC”.

A unidade, criada em 2011, conta com profissionais qualificados e está situada na rua Bernardo Guimarães, 1571, Lourdes.

Figuram entre os modelos das fotografias: Adélia Carvalho, Ana Alvarenga, Ana Jardim, Carlos Gomes – Nadja Kai Kai, Ed Marte, Gabriel Christian, Gustavo Durães, Hanna Fernandes, Helena Fernandes, Janderson Lima, Lucas Medeiros – Babaya Samambaia, Lui Rodrigues, Marcel Sales, Pedro Maciel Filho e Rodrigo Peixoto.