Holcim Brasil patrocina Projeto Patrimônio: bem comum

rodeio show 2014

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Público lota auditório

Público lota auditório

O Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Holcim, o Instituto Holcim e a Prefeitura de Pedro Leopoldo realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 04, o lançamento do projeto Patrimônio: bem comum. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura.

Com objetivo de implementar e executar o Programa de Educação Patrimonial e Ambiental na cidade, o projeto irá trabalhar a temática patrimonial e ambiental no município, buscando ampliar o conhecimento dos participantes no tema, estimulando os participantes para que revalorizem as mais autênticas tradições populares brasileiras, apresentações e manifestações culturais locais, a valorização e reconhecimento de suas edificações, bens materiais e meio ambiente.

Arquiteto Fernando Pimenta Marques

Arquiteto Fernando Pimenta Marques

O projeto será desenvolvido junto aos alunos pelo arquiteto Fernando Pimenta Marques, acompanhado pela artista plástica Lívia Arnaut e pela ambientalista Mara Guimarães. Fazem parte do conteúdo das oficinas os temas: ensino formal e não formal, embasado em documentos como as Cartas Internacionais do Patrimônio Cultural, Agenda 21 Global, Carta da Terra e os Oito Objetivos do Milênio, que apresentam metas para o desenvolvimento sustentável com a participação de atores locais.

A iniciativa visa o engajamento dos participantes em questões econômicas, sociais, culturais e ambientais, em ações positivas em prol da sustentabilidade.

O projeto acontece entre maio e outubro e é aberto à participação de todas as pessoas da comunidade.

Representantes do governo e da Holcim estavam no evento

Representantes do governo e da Holcim estavam no evento

Foram oferecidas 40 vagas para as oficinas de capacitação. Os temas abordados ao longo dos encontros auxiliarão no diagnóstico socioambiental, patrimonial e cultural da comunidade.