Após reclamação, Prefeitura mexe novamente nos horários de ônibus de Vera Cruz de Minas passando por Ferreiras, Coqueirinho e Tapera

Moradores ouvidos pela reportagem do MIX NOTÍCIAS e RÁDIO PLFM afirmam que não foram consultados antes da primeira mudança de horários

Reportagem e foto: Pacheco de Souza – Imagem ilustrativa

ÔNIBUS DA UNIR 345 X 324A mudança nos horários de ônibus de Vera Cruz de Minas, passando pelos bairros de Santo Antônio da Barra, Ferreiras, Coqueirinho e Tapera em Pedro Leopoldo, deixou indignados alguns moradores da região que acionaram no último dia 17, a reportagem do Portal Mix Notícias e Rádio PL FM para reclamar que estavam sendo deixados para trás nos pontos de ônibus devido à falta dos coletivos. Segundo os moradores, a mudança promovida pela TransPL e a empresa Expresso Unir, foi tomada após reunião com o vereador Mayron César (PMDB) e a direção das Associações de Ferreiras e Vera Cruz de Minas.

“Não sei nem os horários dos ônibus, não fui chamada para conversar sobre a mudança. Eu vou com frequência ao centro para buscar remédio para minha filha e não tem como pegar ônibus na Tapera levando criança no colo”, reclamou Cynhia da Paixão Miranda. Maria Vânia das Dores Reis revela que nos finais de semana a situação é pior: “nem dia de sábado vai ter ônibus, isso é falta de respeito com os moradores, mudaram os horários da cabeça deles e não ouviram a comunidade”, desabafou.

Outra moradora que ficou indignada é a dona Geralda Eustáquia Vieira Santos, “o presidente da Associação de Ferreiras nos convidou para uma reunião e depois desmarcou, mudando a reunião para outro dia, mas não fomos avisados da nova data. Minha filha precisa do ônibus para ir e voltar do trabalho e tem que descer na Tapera e vim a pé no escuro e correndo riscos”, observou a passageira.

Aparecida Ferreira Fraga sugere que os ônibus de Vera Cruz de Minas sigam até o final da Rua Ascendino José Costa no Coqueirinho. “Antes os ônibus passavam aqui direto, tinham vários horários, depois foi cortado estes horários, mas os ônibus viravam aqui na frente normalmente”, lembrou.

Revoltado o morador Weber Vieira afirma que não participou de reunião para mudar horários de ônibus. “Nunca me chamaram para conversar sobre essa mudança, eles fizeram a mudança sem conversar com a comunidade”.

Com 82 anos, a moradora Neci Pinto argumenta que já não tem forças para caminhar 30 minutos da sua casa até o ponto de ônibus, ela sugere novos horários. “Antes o ônibus passava na porta da minha casa e agora os horários são poucos. Eles mudaram sem ouvir quem de fato usa o ônibus, que é o povo. Eu tenho 82 anos e do jeito que ficou tenho que andar 30 minutos a pé para pegar o carro”, reclama.

Com a esposa doente em casa, o morador José dos Anjos Camelo não sabe a quem recorrer quando precisar do transporte coletivo. “Eu preciso do ônibus e minha esposa que é doente também precisa do transporte, pois até para consultar o médico vai à minha casa, ela não consegue caminhar. Eu com meus 77 anos nunca fui chamado para conversar sobre mudança de horário de ônibus aqui no bairro”, frisou.

REPERCUSSÃO

Procurado pela nossa equipe o vereador Mayron César disse que de fato a comunidade não foi chamada para conversar, mas que na reunião para discutir o assunto havia dois representantes dos moradores. O parlamentar lembrou ainda que a mudança é em caráter experimental. Helder Sebastião, presidente da Associação dos Moradores de Vera Cruz de Minas se mostrou indignado com a mudança, alegando que a proposta feita para a empresa Expresso Unir contemplaria outros horários e isso não foi cumprido. A empresa foi procurada pela nossa equipe, mas não comentou o assunto.

NOVOS HORÁRIOS

Depois da grande repercussão do caso, a prefeitura de Pedro Leopoldo alega que fez nova reunião com os representantes dos moradores e detectou a necessidade de fazer alterações nos horários.

VEJA A NOTA PUBLICADA ONTEM PELA PREFEITURA

Após nova reunião com os representantes de bairros e moradores para avaliação dos novos horários praticados na Linha Pedro Leopoldo/Vera Cruz/ que foram implantados em caráter experimental posteriormente à reabertura do trânsito pela Ponte de Ferreiras, detectou-se a necessidade de novas alterações para melhor atendimento aos usuários. Avaliando-se o quadro de horários praticado anteriormente ao fechamento da ponte percebeu-se que os mesmos atenderiam de forma a dar mais conforto aos usuários acrescidos de alguns horários e ainda da manutenção de alguns horários de atendimento a Ferreiras nos horários de maior demanda a fim de reduzir a lotação dos veículos.

Confira o novo horário abaixo:

HORÁRIOS DE ÔNIBUS VERA CRUZ JUNHO 2014