Acolher e dar dignidade: Prefeitura tira moradores de rua da praça Tancredo Neves

Reportagem: Lívia Laudares / Fotos: PMPL

Na última semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Pedro Leopoldo concluiu o trabalho de acompanhamento aos moradores de rua que, há meses, estavam vivendo na Praça Tancredo Neves, no centro da cidade. Na quarta-feira (12), o local foi desocupado e os moradores de rua encaminhados para suas respectivas famílias, alguns para clínicas de recuperação e outros para casas de acolhimento. Um dos indivíduos estava foragido e foi detido pela Polícia Militar.

Desde fevereiro, os assistentes sociais da Secretaria estão em contato direto com os moradores de rua com o intuito de conhecer as histórias de vida de cada um e oferecer ajuda. “A situação de rua é uma questão complexa e, como tal, requer soluções que não são simples. A nossa metodologia de trabalho é baseada no respeito à vida e à dignidade humana. Ou seja, é um trabalho humanizado e cuidadoso. Como pudemos comprovar em nossas visitas, muitos dos que viviam na Praça têm família, alguns têm profissão e apontavam o desejo de se reerguer. Então fizemos esse trabalho de costura dos vínculos familiares e de encaminhamento para o tratamento que cada um necessitava e aceitou, dentro das opções disponíveis”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Social, Fátima Brasil.

Em relação à Praça, a Prefeitura espera desenvolver atividades culturais para que a sociedade de aproprie novamente do espaço que a pertence. “A Praça Tancredo Neves está bem localizada e tem estrutura para receber atrações culturais. Queremos fazer dela um ponto pulsante de encontro da família e juventude pedroleopoldense”, ressaltou o Prefeito Cristiano Marião.

Cultura na Praça

O primeiro passo para o resgate do público na Praça Tancredo Neves foi dado no último domingo, com a apresentação circense da Companhia Picadeiro Ambulante. Famílias compareceram e se divertiram com a irreverência dos palhaços. Além de marcar o retorno do projeto, a apresentação introduziu uma grande novidade: este ano, as intervenções do Cine-Circo serão itinerantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMPL