Prefeita Eloísa faz parceria com o Rotary e reinaugura Telecentro no bairro Teotônio Batista

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Reinaugurado numa parceria entre Prefeitura e Rotary Clube Pedro Leopoldo

Reinaugurado numa parceria entre Prefeitura e Rotary Clube Pedro Leopoldo

A Prefeitura Municipal através da Prefeita Eloísa Helena e o Rotary Clube Pedro Leopoldo fizeram uma importante parceria e reinauguram na última sexta-feira, 08 de maio, o Telecentro Comunitário na Rua Waldemar Damas no bairro Teotônio Batista de Freitas.

O Programa de Inclusão Digital foi inaugurado no bairro na gestão do prefeito Dr. Marcelo através de convênio com o Ministério da Comunicações, no entanto, segundo cláusulas contratuais, após cinco anos o município teria que assumir o programa e dar continuidade ao projeto. A informação foi passada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social. “Quando assumimos a prefeitura e fomos verificar os equipamentos que já existiam aqui no bairro, verificamos que alguns computadores não estavam em funcionamento e não tinha um professor capacitado, e nem uma formatação de curso para oferecer à comunidade. O prédio não tinha acesso à internet e os computadores não estavam em boas condições de uso”, frisou Marina Mesquita.

TELECENTRO COMUNITÁRIO NA LUA (19) 400 x 266

Telecentro conta com 10 computadores com acesso à internet

Mesquita revelou ainda que a própria prefeitura tentou reabrir o Telecentro, mas encontrou várias dificuldades. Em 2014 a direção do Rotary Clube Pedro Leopoldo foi convida para assumir o Projeto de Inclusão Digital e aceitou. A Secretaria de Desenvolvimento Social reformou os computadores e contratou o serviço de internet, em seguira foram feitas as inscrições dos alunos e nesta semana já se iniciam as aulas no local.

MORADOR COMEMORA REABERTURA DO PROJETO

Um dos objetivos do Telecentro é promover a inclusão digital crianças, adolescentes e dos idosos. No bairro quem já garantiu sua vaga foi o comerciante José Sebastião Mol de 62 anos. “Eu já fiz minha inscrição para ver se aprendo o básico da computação, neste país quem não estiver qualificado vai ficar para trás”. Mol acrescentou que ao concluir o curso pretende informatizar sua loja no bairro.

Sebastião Mol. ao lado da prefeita Eoísa, já garantiu sua inscrição nos cursos

Sebastião Mol. ao lado da prefeita Eoísa, já garantiu sua inscrição nos cursos

A Prefeita Eloísa discursou para a população presente na cerimônia de reinauguração do Telecentro, e destacou a importância da parceria entre o Rotary e o Governo Municipal. “O curso é muito importante para os jovens e principalmente para os idosos que não tiveram condições de aprender computação. Aqui as pessoas de mais idade vão aprender tarefas simples do nosso dia a dia, como por exemplo, fazer uma operação em um caixa eletrônico para sacar ou depositar dinheiro”, lembrou.

Há 23 anos morando no bairro Teotônio Batista de Freitas, o presidente da Câmara Municipal criticou o modelo implantado no bairro pela gestão passada. Segundo o vereador Aziz José Ferreira, “antes as crianças ficavam brincando nos computadores e não tinham organização. O modelo anterior acabou que não formou ninguém, mas a partir de agora a parceria com o Rotary Clube Pedro Leopoldo e a Prefeitura vai beneficiar a população local. Hoje quem não tem computação é considerado um analfabeto digital”, avaliou o parlamentar.

SOBRE OS CURSOS

“Os cursos disponíveis são de informática básica (Word, Excel, Internet e PowerPoint) e vai atender alunos de 12 a 17 anos, além dos idosos acima de 60 anos. As turmas serão divididas em no máximo 10 alunos e os cursos acontecem de segunda à sexta-feira”, acrescentou a Instrutora Joyce Ellen.

TELECENTRO COMUNITÁRIO NA LUA (18) 695 x 180