Prefeita Eloísa vai às escolas falar sobre Dengue

Autoridade Municipal transmitiu de maneira lúdica e inovadora informações de como combater a Dengue 

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Prefeitura

Prefeita conversa com alunos da rede municipal sobre combate à Dengue

Prefeita conversa com alunos da rede municipal sobre combate à Dengue

Na última sexta-feira (27) a Prefeita Eloisa Helena participou na Escola Municipal Nhazinha de Carvalho, no centro de Pedro Leopoldo, de uma peça teatral com os Agentes de Endemias; inovando de maneira lúdica a transmissão de informações do combate à dengue. Ao final da apresentação, a escola recebeu vários kits com folders explicativos e jogos lúdicos sobre a dengue.

Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) é uma metodologia usada para mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, alertando sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

Prefeita se vestiu de Agente de Edemia

Prefeita se vestiu de Agente de Edemia

Ele é realizado pelo Controle de Zoonose através dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), onde são visitados os imóveis do município três vezes ao ano: janeiro, março e outubro.

O Ministério da Saúde tem padronizado que o índice de infestação considerado de baixo risco para ocorrência de epidemia é de até 1% dos imóveis.

No mês de outubro, após visita dos agentes, foi constatado que 1,5% dos imóveis contam com a presença do mosquito transmissor da dengue.

Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios, principalmente em locais onde é armazenada água de maneira incorreta, como: caixa d’água à nível de solo e tambores. Vale ressaltar que também foram encontradas larvas do mosquito transmissor em pratos de plantas, calhas, bromélias e ralos de servidão.

Peça teatral agradou os baixinhos

Peça teatral agradou os baixinhos

Lembramos que não há problemas em armazenar água, porém o recipiente tem que ser coberto, pois do contrário estaremos criando o mosquito da dengue dentro de nossas casas.

Com objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti; conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue; reduzir o número de pessoas com a doença, garantir a assistência médica aos pacientes e evitar óbitos, a Prefeitura de Pedro Leopoldo executa durante todo o ano ações de prevenção e controle do mosquito, porém a população também tem de se conscientizar e ajudar nesta causa tomando cuidados importantes, como manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; manter sempre de boca para baixo garrafas de vidro ou plástico; não deixar água de chuva acumulada na Lage; encher os pratinhos de planta com areia até a borda; se for guardar pneus em casa, retirar toda a água e manter os locais cobertos, protegidos da chuva, dentre outras pequenas ações que fazem toda a diferença.

lâmpada queimada, luz, quebrada, piscando, 0800