Prefeito eleito em Senhora do Porto é cassado por compras de votos

Segundo colocado nas urnas vai tomar posse no próximo dia 1 de janeiro

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Colaboração: Jornalista Nara Generoso / Folha de Guanhães

TRE cassa prefeito eleito em Senhora do Porto/MGO TRE – Tribunal Regional Eleitoral de Minas confirmou, por unanimidade, no último dia 17 desse mês, a cassação do prefeito eleito de Senhora do Porto/MG, José Portilho Pereira (Zé Pezão), e do vice, José de Almeida Bicalho (Zé Russo), por compra de votos. A chapa eleita obteve 1.280 votos (48,77%).

Prefeitura de Senhora do Porto 345 X 237Segundo reportagem da jornalista Nara Generoso (Folha de Guanhães), dessa forma, os candidatos que ficaram em segundo lugar, Geraldo Lúcio Albino (Nente) e Sebastião Augusto de Andrade Filho (Dezinho) vice-prefeito, que tiveram 1.255 votos (47,63%), devem assumir a prefeitura, pois a legislação eleitoral só determina nova eleição quando mais de 50% dos votos forem obtidos pelo candidato cassado (que tem a votação anulada).

Zé Pezão e Zé Russo editadaA representação, movida pelo Ministério Público Eleitoral, havia sido considerada procedente pelo juiz eleitoral de Guanhães. O relator do caso no TRE foi o juiz Carlos Alberto Simões, que afirmou, em seu voto: “Confirma-se, expressamente, o oferecimento de benesse a eleitores determinados, condicionadas à promessa de voto, que teve participação direta do representado José Portilho Pereira, vulgo Zé Pezão, Prefeito eleito(…)”.

Segundo informou a técnico judiciário da 121ª zona eleitoral de Guanhães, Ana Adélia, com a decisão do TRE, o diploma de Zé Pezão e Zé Russo perde a validade, mas eles ainda podem recorrer no TSE.

Repercussão

A equipe do Mix Notícias esteve em Senhora do Porto no último final de semana e percebeu que os moradores estão bastante divididos com a decisão da justiça eleitoral. Os eleitores do Nente comemoram a decisão da justiça, já os eleitores do Zé Pezão ainda acreditam em um possível milagre vindo de Brasília/DF.

Obras

Independente do prefeito que irá assumir a prefeitura de Senhora do Porto a partir da próxima semana, uma coisa é certa, a cidade carece de muitas obras e o governo municipal terá que agir rápido para dar aos moradores uma melhor qualidade de vida. Algumas obras prometidas pelo segundo colocado nas urnas já foram listadas e será alvo de cobrança dos moradores: academia ao ar livre, construção de capela velório, quadra de esportes, melhoramento das estradas rurais e tantas outras estão sendo aguardadas pela comunidade Portuense.

Foto dos candidatos cassados: Nara Generoso