Prefeitura tenta alternativas para os ambulantes do município

Reportagem: Lívia Laudares / Fotos PMPL

Gestão apresenta resultado das notificações

A Prefeitura de Pedro Leopoldo notificou na quinta-feira (13) os comerciantes ambulantes que estavam ocupando áreas irregulares na cidade. No mesmo dia, segundo informações da assessoria de comunicação, o Prefeito Cristiano Marião, o Vice Salim Salema, o Chefe de Gabinete, Evandro de Souza, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fátima Brasil e o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, João Luiz Issa, receberam quatro representantes de um grupo formado por comerciantes ambulantes.

Os representantes pediram a viabilização de um local regulamentado e com fluxo de populares. O retorno para a área regularizada, próxima à Rodoviária, foi a alternativa apresentada pelo Executivo até que comerciantes e Prefeitura estudem, em reuniões já agendadas, este outro espaço. A atual administração também vai inserir em suas políticas sociais, alternativas que visem oferecer qualidade de vida aos trabalhadores que hoje vivem na informalidade.

Até mesmo os lojistas foram notificados

Após serem devidamente notificados, quem continuou a desobedecer a Legislação Municipal teve a mercadoria apreendida na sexta-feira, 14. O material recolhido foi devolvido no mesmo dia, na sede da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, sem aplicação de multa. No sábado (15), a fiscalização da Prefeitura percorreu novamente a Região Central e adjacências para nova fiscalização. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, João Luiz Issa, a ação
de fiscalização envolveu também alguns lojistas que utilizavam a calçada para expor seus produtos, impedindo o trânsito dos pedestres.

A prefeitura revelou que a fiscalização continua e muitos cidadãos têm ligado para a Prefeitura para denunciar e isso ajuda na tarefa dos fiscais. “Quem estiver ilegal e não obedecer a nossa orientação terá a mercadoria apreendida e será multado. Temos que cumprir a lei”, enfatizou o Secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMPL.