PREFEITURA DE PEDRO LEOPOLDO ESCLARECE SUPRESSÃO DE ÁRVORES

Árvores cortadas e calçadas detonadas perto do Posto Travessia e outros locais.

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Pacheco de Souza

ARVORE CALÇADA 1

Árvores cujas raízes prejudicam as calçadas estão sendo substituídas por novas espécies

A equipe do Mix Notícias conversou com Janete Dias Rocha, que trabalha juntamente com o setor de revitalização e meio ambiente, para esclarecer o assunto, segundo ela, Pedro Leopoldo ia ser contemplada com a recuperação dos passeios das áreas principais, o projeto está em andamento e as supressões que tem sido feitas são pedidos dos próprios moradores e donos de comércios porque as raízes danificam além dos passeios, os muros e as partes internas das construções. A Prefeitura vai estar concluindo o trabalho para que fique tudo revitalizado. A supressão é feita com autorização do Meio Ambiente e apoio da Cemig.  A Secretaria do Meio Ambiente estuda um projeto que determina que ao retirar uma árvore, a muda replantada no lugar deverá ser já adulta devido as depredações. Como serão variedades maiores cria-se a impressão de que arvore está ali a mais tempo, que não é um mato ou planta qualquer. Acredita-se que essa alternativa vai ser melhor e terá um impacto mais positivo.

O projeto de revitalização da praça Tancredo Neves no centro de Pedro Leopoldo também já está em andamento, terá início em no máximo dois meses, inclusive recuperando o todo piso, visto que o atual não foi recuperado porque já não se encontra mais no mercado, devido a isso o custo é mais alto, ficando inviável então ficou determinado que todo o piso será substituído por outro mais econômico que seria o bloquete Inter travado.

Tudo será revitalizado: espelho d’água, o chafariz, serão instaladas novas lixeiras. Pede-se inclusive o apoio da população que ajude a cuidar melhor das praças, evitando a depredação e jogando lixo nas lixeiras.