PRESÍDIO DE PEDRO LEOPOLDO É REINAUGURADO

Autoridades prestigiam reinauguração

Autoridades prestigiam reinauguração

 

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Expedito Nogueira

Nova enfermaria

Nova enfermaria

A Secretaria de Estado de Defesa Social, através da Subsecretaria de Administração Prisional, reinaugurou na manhã desta terça-feira (25) o Presídio de Pedro Leopoldo. A unidade prisional tem capacidade para 80 detentos e está localizada à Rua Dr. Rocha na região central. O prédio estava fechado desde dezembro de 2012 após uma rebelião. CLIQUE AQUI e leia a reportagem da época.

A reinauguração contou com a presença da Prefeita Municipal Eloísa Helena (PMDB) e de alguns vereadores da cidade. Também estavam presentes os Juízes Dr. Otávio Batista Lomônaco e Dr. Henrique Alves Pereira, ambos, respectivamente, da 1ª e 2ª Vara de Justiça local. Além da Direção do Presídio, Agentes Penitenciários, Membros da Pastoral Carcerária e do Capitão Machado – Comandante da 182 Companhia da PM.

Tela para evitar arremesso de objetos

Tela para evitar arremesso de objetos

Durante o discurso das autoridades foi destacado que a reforma custou cerca de R$ 500 mil reais aos cofres do Estado e seu objetivo é de proporcionar mais segurança, conforto e principalmente dar mais dignidade aos presos no cumprimento de sua pena.

O Juíz Dr. Henrique Alves Pereira sugeriu a criação de uma biblioteca para estimular os presos a praticar hábitos de leitura. O magistrado também enfatizou que a reforma do prédio trouxe mais segurança para os agentes que trabalham na unidade, além do conforto para os presos.

SOBRE A REFORMA

A reforma promovida contempla a construção de celas masculinas, reforma elétrica e hidráulica, pintura e dormitório de alvenaria. Os sistemas de abertura das portas das celas foram modificadas e as janelas foram ampliadas para ampliar a circulação do ar.

Entre as novas construções um destaque para o box onde serão guardados os pertences dos visitantes e o reservatório de água com capacidade para 30 mil litros. O novo presídio tem ainda uma cela para triagem do preso, enfermaria com acesso para cadeirantes e uma suíte para visita íntima.

O prédio também possui celas para os acautelados, corredores mais largos, novo espaço para revista e adequação da área do pátio onde os presos tomam banho de sol. No pátio foi colocado tela para evitar que objetos sejam arremessados de fora pra dentro do presídio.

Celas com dormitórios de alvenaria e colchões novos

Celas com dormitórios de alvenaria e colchões novos

PROJETOS FUTUROS

A direção do Presídio informou durante o discurso que em breve a unidade prisional vai contar com oficinas para os presos, sala de aula e uma sala de informática para realização de cursos de computação.

Confira o ANTES e o DEPOIS da reforma

Confira o ANTES e o DEPOIS da reforma

REFORMA PRESÍDIO DE PL (24) 695 x 296

Convidados lotam uma das salas do presídio para prestigiar a entrega da reforma