PROFESSORES DA REDE ESTADUAL EM GREVE A PARTIR DE HOJE

FIC 2014 - BANNER DA HOLCIM  (1)

Eles alegam que não tiveram reivindicações atendidas. No dia 28 haverá assembleia para avaliar e estabelecer estratégias.

Reportagem: Luciana Gonçalves / Informações: G1

Os professores da rede estadual de educação de Minas Gerais iniciam, a partir desta quarta-feira (21), greve por tempo indeterminado, informou o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte-MG). A paralisação foi aprovada em assembleia estadual realizada no último dia 15, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

De acordo com coordenadora-geral do SindUte-MG, Beatriz Cerqueira, a greve por tempo indeterminado é a maneira que a categoria tem de pressionar o governo do estado a abrir negociação, já que a pauta de reivindicações foi protocolada no dia 31 janeiro, e os professores aguardam um posicionamento da Secretaria de Estado da Educação.

“A estratégia do governo do estado é não negociar. Já avisou que não vai ter modificação na carreira e que não vai discutir reajuste antes de outubro. O momento é agora ou só teremos chance de conquistas em 2015. Por isso, propomos a greve por tempo indeterminado a partir de 21 de maio, com nova assembleia no dia 28 de maio”, afirma Beatriz Cerqueira.

No dia 31 de janeiro deste ano, o SindUte-MG apresentou ao governo a pauta de reivindicações e solicitou o início das negociações. Por se tratar de ano eleitoral existem prazos que limitam reajustes e alterações na legislação.

Ainda segundo o sindicato, em reuniões do Comitê de Negociação Sindical (Cones), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão informou que o governo não pretende fazer nenhuma alteração na carreira e nem conceder reajuste em 2015.

Desde o início do ano, o SindUte-MG fez três assembleias estaduais: nos dias 26 de fevereiro e 24 de abril, com paralisação total de atividades e no último dia 15 de maio, com indicativo de greve.

No dia 3 de abril fez uma manifestação para cobrar do governo negociação sobre a situação dos servidores efetivados pela Lei Complementar 100, cujo vínculo sem concurso foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Haverá, no dia 28 de maio, assembleia estadual para avaliar o movimento e estabelecer estratégias.

Reivindicações
De acordo com o SindUte-MG, o governo não apresentou nenhuma proposta sobre a pauta de reivindicações. O sindicato afirma que os professores enfrentam problemas como suspensão do direito de férias-prêmio, atraso no pagamento da progressão na carreira, congelamento da promoção por escolaridade adicional e falta de nomeação de concursados para os cargos vagos. Ainda segundo a entidade, o governo não paga o piso salarial como vencimento básico e não reajustou os salários conforme o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional que foi de 8,32% em janeiro de 2014.