Que obra você quer no seu bairro? Fale na Audiência Pública da LDO nesta terça (25)

A audiência começa às 18 horas na Câmara de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / imagem de arquivo

Acontece nesta terça-feira (25) a Audiência Pública para discutir sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO – exercício 2018. O encontro entre vereadores, comunidade e representantes do executivo será às 18 horas na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo.

“A LDO é o instrumento propugnado pela Constituição Federal para fazer a ligação (transição) entre o PPA (planejamento estratégico) e as leis orçamentárias anuais (LOA)”, informou o professor Giovane Ribeiro Castro em uma das reportagens já publicadas pela nossa equipe sobre este tema. Castro acrescentou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias tem por função principal o estabelecimento dos parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das diretrizes, objetivos metas contemplados no plano plurianual

“É papel primordial da LDO ajustar as ações de governo, previstas no PPA, às reais possibilidades de caixa do Tesouro Municipal. A LDO é, na realidade, uma cartilha que direciona e orienta a elaboração do Orçamento, o qual deve estar, para sua aprovação, em plena consonância com as disposições do Plano Plurianual”, concluiu.

Importância da LDO após a Lei de Responsabilidade Fiscal

Com a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias passou a ter mais relevância. Um dos principais objetivos da LDO, senão o maior, é equilibrar as receitas e as despesas. Como a LDO orienta o orçamento, é imprescindível a participação popular em audiência pública para sua apreciação, pois é na audiência, que a população tem a oportunidade de manifestar-se e solicitar a inclusão de ações e/ou obras governamentais que por ventura não estiverem elencadas no projeto de lei.

CONVIDADOS

Rubens Alves Ferreira – Advogado da Câmara Municipal

Ângela Maria Marques Santos – Contadora da Câmara Municipal

Eduardo José Abreu Júnior – Controle Interno da Câmara Municipal

Evandro de Souza Rodrigues Júnior – Secretário Municipal de Fazenda e Gabinete

Nixon Richard Gomes da Costa – Controle Interno da Prefeitura Municipal

Compartilhe! O povo precisa saber deste evento e também participar.