Santuário da Padroeira de Minas recebe exposição itinerante de imagens e poesias que retratam a Estrada Real

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto: Arquidiocese BH

Exposição Itinerante Estrada RealO Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, que fica em Caeté (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi o local escolhido para a abertura da exposição itinerante Estrada Real: Imagens e Poesia, que vai percorrer diversos pontos da Estrada Real. A abertura será nessa sexta-feira, 25 de janeiro, às 15h. A mostra reúne vídeos, fotografias e poemas que retratam diversos pontos turísticos de Minas Gerais, dentro da rota conhecida como Estrada Real, caminho aberto pela Coroa Portuguesa há mais de 300 anos para a exploração do Brasil colonial.

Ao todo, são 24 fotos, oito poesias escritas, uma poesia sonora e quatro vídeos que apresentam paisagens, momentos e sensações vividas por quem mora ou passa por uma das 199 cidades da Estrada Real (169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e nove no Rio de Janeiro). Os trabalhos foram selecionados a partir do Concurso Estrada Real – Imagens e Poesias, realizado no ano passado. Aberto à população, o concurso recebeu mais de 2,5 mil inscrições. Entre os vencedores selecionados a partir de votação popular na internet, está a imagem do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, do fotógrafo Henrique Caetano Fonseca.

A abertura da exposição itinerante Estrada Real: Imagens e Poesia, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade contará apenas com a presença de convidados. Do dia 26 de janeiro a 3 de fevereiro, das 8h às 18, todos que visitarem o Santuário poderão conhecer os trabalhos vencedores. A entrada é gratuita.

Reconhecido como Atrativo Turístico de Especial Relevância pelo governo de Minas, o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, fica no alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG). Em 2012, o Santuário foi reconhecido como hors concours durante premiação que elegeu as maravilhas da Estrada Real.