Saúde da Mulher: Caminhão equipado com mamógrafo estará em Pedro Leopoldo a partir do dia 13/07

Atendimentos às mulheres serão feitos apenas com agendamento médico, a marcação dos exames serão feitos no Posto de Saúde mais próximo da residência das pacientes

Reportagem: Pacheco de Souza / foto reprodução

SAÚDE DA MULHER CAMINHÃO 345 x 229A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu junto ao Sesc-Minas um caminhão equipado com mamógrafo móvel para atender ao público de Pedro Leopoldo a partir do dia 13 de julho. O veículo ficará no município até o dia 02 de setembro. Segundo a Secretaria de Saúde local, no veículo serão realizados exames de Mamografia, Preventivo e Ultrassom (Pélvico, Endovaginal e mama).

As mulheres interessadas em fazer o controle da sua saúde já podem procurar as unidades de saúde mais próxima da sua casa e solicitar o pedido de exame ao médico da unidade. “Os exames são gratuitos e serão feitos das 08h00 às 16h00, na unidade móvel que estará na Praça Chico Xavier (Praça da Prefeitura). As mulheres interessadas em fazer o controle médico devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para ser atendida por um médico e solicitar o pedido de exame”, informou a Secretaria de Saúde à nossa reportagem.

As mulheres que moram próximas ao Centro da cidade também podem procurar a Clínica da Saúde da Mulher e da Criança, localizada na Rua Otoni Alves, 33 – Centro. É importante levar o cartão do SUS – Sistema Único de Saúde.

Outra informação apurada pela nossa equipe é que o caminhão ficará na cidade até o dia 02 de setembro, mas se não houver demanda ele pode ir embora antes deste prazo. “Por isso é importante as mulheres procurarem o posto de saúde ainda nesta semana, antes do caminhão chegar à cidade, pois os atendimentos na unidade móvel serão feitos apenas por agendamento”, informou a Secretaria de Municipal de Saúde.

SOBRE OS EXAMES

Os resultados do Ultrassom serão entregues na hora. Já os resultados da Mamografia e do Preventivo levam de 07 a 10 dias para serem entregues e podem ser retirados na Unidade Básica de Saúde em que foi solicitado.

CENTRO DA VISÃO 695 X 150