SEMINÁRIO “ÁGUAS SUBTERRÂNEAS”, REALIZADO PELO FASHION CITY BRASIL E PARCEIROS, TERMINA COM BALANÇO POSITIVO

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Divulgação FCTY

SEMINARIO FASHION CITY 3

Daniel Duarte FCTY

Na última quinta-feira, dia 13 de março, foi realizado, no Hotel Fazenda Confins, o I Seminário SCBH Carste “Águas Subterrâneas”. O evento, realizado por meio de uma ação conjunta entre Fashion City Brasil, Subcomitê de Bacias Hidrográficas (SCBH) do Carste e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas), reuniu a comunidade científica, representantes de instituições públicas, privadas e a sociedade civil para várias palestras e mesas redondas englobando assuntos como os recursos hídricos cársticos, suas interações com a fauna e flora, relações hidrogeológicas e socioculturais, e os efeitos da expansão econômica e imobiliária na área de proteção ambiental de Lagoa Santa. Ainda compareceram estudantes de áreas afins para usufruir da troca de conhecimento proporcionada pelos debates.

SEMINARIO FASHION CITY 2

Daniel Duarte, Danilo Colares e Procópio

O gerente de Sustentabilidade do Fashion City Brasil e Terras Fidalgo, Daniel Duarte de Oliveira, ficou satisfeito com o balanço da programação, que começou de manhã e só terminou ao final da tarde. “Conseguimos atingir nosso objetivo de discutir algumas fragilidades da APA Carste, em especial no que diz respeito aos novos empreendimentos e desenvolvimento da região metropolitana de Belo Horizonte”, afirma. Representando a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, SEPLAG, Danilo Colares ministrou palestra sobre Planos e Projetos Governamentais de desenvolvimento da região do vetor Norte/Carste. Colares também expressou sua opinião: “Todo evento que se propõe a discutir o desenvolvimento econômico e social respeitando o meio ambiente é muito válido. Foram levantados temas importantes, muitos que inclusive desconhecemos. Ouvi aqui muita coisa interessante e o Estado precisa se posicionar a respeito disso”.

SEMINARIO FASHION CITY4

José Eugenio Cortes, Maria Giovana Parizzi e Marcus Vinicius Polignano

A Doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP), Alenice Maria Motta Baeta, referência no assunto, reconheceu a relevância da iniciativa. “O evento foi muito interessante tendo em vista a necessidade de debater as questões ambientais e patrimoniais dessa região, que é próxima a Belo Horizonte, e está muito vulnerável à expansão urbana”, posiciona. “É necessária uma reflexão e parceria com todos os agentes envolvidos, empresas, instituições de pesquisa e governo pra pensar realmente os caminhos que a gente deve tomar pra proteger efetivamente esse patrimônio”, completa.

A ONG Associação Pedroleopoldense de Defesa do Ambiente, APDA, também marcou presença por meio da representante Ana Graça Alves, que ressaltou o valor da participação da população nas tomadas de decisão. “O evento foi muito importante para conscientizar as pessoas sobre os problemas referentes aos recursos hídricos e também discutir o andamento dos processos, o que está acontecendo na nossa área”, afirma. Um exemplo de engajamento no assunto é Ian Dutra, graduando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  “Vim participar porque tenho muito interesse em estudar áreas cársticas e as pessoas que se apresentaram aqui hoje são referências no tema. O diálogo entre a população e quem tem capacidade técnica para propor medidas de como se deve gerir esse ambiente, em um trabalho integrado”, finaliza o estudante.

O Fashion City Brasil será o maior complexo de moda da América Latina e está sendo instalado no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 4 km do Aeroporto Internacional de Confins. Sua inauguração está prevista para 2015.