Sete Lagoas se veste de rosa contra o câncer de mama

 

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto Túlio Fonseca

Decoração se destaca ainda mais com a chegada da noite

Decoração se destaca ainda mais com a chegada da noite

O Hospital Nossa Senhora das Graças vai realizar e participar de várias ações relativas ao Outubro Rosa, a primeira delas aconteceu ontem, primeiro de outubro. É a iluminação da fachada do HNSG, usando a cor rosa. Este tipo de ação é uma das marcas da campanha pelo mundo e busca estimular o diagnóstico precoce da doença. Em Sete Lagoas outros prédios públicos terão suas fachadas iluminadas.

Uma parceria com o ONCOCENTRO, PREFEITURA, AAPEC, SENAC, SESC, ASAPAC, SINDCOMÉRCIO, SAAE, MEXA-SE, TURI, CEDRO TEXTIL, CENTRO VIVA VIDA, EMBELEZE E AMBEV, foi estabelecida neste ano visando ampliar as ações do Outubro Rosa na cidade.

A Secretária da Saúde readequou em 2015, as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, unindo- as em uma única data. Sendo assim, as duas campanhas ganharão mais força, atingindo um público maior e incentivando, principalmente os homens, a aderirem às ações e cuidados com a saúde.

Entre as ações acordadas, terá a caminhada que já virou tradição e o público esperado para este ano será de 5.000 pessoas. A concentração vai acontecer na Praça da Feirinha no dia 28 de Outubro às 16h00. Para animar o público e tornar o ambiente agradável, familiar e prazeroso, os feirantes irão vender comidas e bebidas no local.

Após a caminhada, a diversão é garantida com uma partida de futebol e shows artísticos no Parque Náutico do Boa Vista. Leve sua família e abrace essa causa.

A idéia é mostrar que quando o assunto é câncer de mama, é preciso unir para alcançar a prevenção, a conscientização e o tratamento correto da doença.

Câncer de mama

Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90%. No país, no entanto, cerca de um terço dos casos é diagnosticado apenas nos estágios mais avançados, quando a probabilidade de cura é em torno de 30%, de acordo com o presidente do Conselho Administrativo da rede Oncoclínicas do Brasil, Bruno Ferrari.

Para reverter o cenário atual, em que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, é importante que a mulher com mais de 40 anos faça anualmente a mamografia, serviço disponível no Sistema Único de Saúde. A eficácia do tratamento está intimamente ligada ao diagnóstico precoce, e a campanha chama a atenção para o fato de que ele é um direito de todas as mulheres.

Solidariedade nas redes sociais

Crie uma mensagem de apoio a pacientes em tratamento de câncer no Oncocentro. Basta enviar um e-mail com sua mensagem, com até 140 caracteres para comunicacao@insg.org.br As melhores serão postadas no Facebook e no Instagram.

CONSELHO TUTELAR ELEIÇÃO 2015 695 X 492