InterCement promove Simpósio Internacional hoje e amanhã

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Evento na na fábrica do cimentos Cauê é apenas para convidados

Alguns funcionários da Fábrica de Pedro Leopoldo e convidados viajaram à Capital Paulista

Nesta quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de outubro, o Instituto InterCement reunirá em sua sede em São Paulo, representantes de Pedro Leopoldo para acompanhar o V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que discutirá a qualidade da atenção à primeira infância, da gestação aos 6 anos, nas dimensões da política, da educação, da saúde, do desenvolvimento social e da informação. A companhia preparou uma estrutura especial para possibilitar que cerca de 20 pessoas, integrantes da sociedade civil e do poder público, acompanhem os debates e possam interagir enviando perguntas.

“Será um momento importante para a cidade, pois o debate terá foco nas perspectivas de qualidade nas políticas públicas e nos serviços voltados para a primeira infância, período importantíssimo no desenvolvimento do ser humano. Com as discussões propostas e troca de conhecimento esperamos fomentar as ações que o Instituto vem implementando junto às comunidades com as quais atua”, afirmou Carla Duprat, Diretora Executiva do Instituto InterCement.

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é organizado anualmente pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa entre: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper –  Instituto de Ensino e Pesquisa, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

Para debater essas questões e apresentar as experiências aplicadas em diversos projetos, foram convidados especialistas nacionais e internacionais, tais como:

Christer Tofténius

Professor pré-escolar, Tofténius trabalhou por mais de 20 anos em posições de liderança em municípios. Em 2003, ingressou no Ministério da Educação e Investigação da Suécia, lidando com questões relativas à pré-escola, centro escolar e formação de professores. Participa da Rede da Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) sobre Early Childhood Education and Care (ECEC).

Maria Malta Campos

Graduada em Pedagogia pela PUC de São Paulo, possui doutorado em Sociologia pela USP. Realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA (bolsa Fulbright), e na Universidade de Londres. É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, professora do Programa de Pós-graduação em Educação – Currículo da PUC de São Paulo e Presidente da Ação Educativa. Atua como assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desde 2013. Foi coordenadora do Comitê Assessor de Educação do CNPq, presidente da ANPEd – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e fez parte da primeira diretoria do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo. Participou do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES e do Conselho Superior da CAPES. É autora de artigos, capítulos de livros e coautora/organizadora, entre outros, dos livros Creches e pré-escolas no Brasil e Creches e pré-escolas no Hemisfério Norte.

Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria da FMUSP. Coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria FMUSP. Responsável por disciplinas de graduação e pós-graduação sensu lato e sensu strictu na Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora de pesquisas sobre crescimento e desenvolvimento infantil e origens fetais das doenças do adulto. Com esta linha de pesquisa orientou teses de mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Livro “Promoção da Saúde na Infância”, editora Manole e “Prática Pediátrica” e “Pediatria Geral” da editora Atheneu. Médica Consultora do Programa Bem-Estar da TV Globo, membro do Conselho Editorial e colunista da Revista Crescer – Ed. Globo e responsável pela coluna de saúde semanal no portal G1/ Globo.

A Dra. Ana Escobar apresentará a pesquisa Boas Vindas Bebê.

Hiro Yoshikawa

Hirokazu Yoshikawa é Professor Courtney Sale Ross de Globalização e Educação na Steinhardt School da Nova York University. Ele é psicólogo da área de psicologia do desenvolvimento e estuda os efeitos das políticas públicas e programas relacionados com a imigração, desenvolvimento da primeira infância e a redução da pobreza, no desenvolvimento de crianças e jovens nos Estados Unidos e em países de baixa e média renda.

O evento é apenas para convidados, e será realizado de 08h às 18h30.

refis 2015