Terreno da Catedral Cristo Rei recebe presépio de Natal pela primeira vez

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto: Jair Amaral/EM

A Arquidiocese de Belo Horizonte inaugurou nesse domingo, dia 25, um enorme presépio de Natal que ficará no terreno da Catedral Cristo Rei. A solenidade contou com apresentação de um coral, composto por 140 crianças assistidas pelas obras sociais da Paróquia São Marcos, do bairro Maria Goretti (Região Nordeste de Belo Horizonte). Essa é a primeira vez que o terreno da Catedral Cristo Rei, localizado na Av. Cristiano Machado, em frente à Estação Vilarinho, no bairro Juliana, recebe um presépio.

A estrutura de madeira e bambu abrigará as imagens, mas também foi preparado o caminho a ser percorrido pelos fiéis para chegarem ao presépio. O percurso terá imagens de anjos. A singela estrutura objetiva reviver no terreno da Catedral Cristo Rei a antiga tradição dos presépios, instituída por São Francisco de Assis, em 1223. Naquele ano, na cidade de Greccio (Itália), São Francisco decidiu celebrar a Missa de Natal entre o boi e o jumento. São Francisco queria ver, com os olhos do corpo, como o menino Jesus, escolhendo a humilhação, foi deitado na manjedoura. Esse acontecimento foi a inspiração para, mais tarde, o Natal ser representado por meio do presépio.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, ao convidar os fiéis a celebrarem o Natal, revivendo a tradição do presépio, lembra que as imagens irradiam uma força educativa. “Os presépios mostram que o Natal é muito mais do que uma época para o consumo, caracterizado por lojas cheias, vitrines decoradas e pessoas ansiosas por presentes caros. Na verdade, o Natal ensina a lição da oferta e do desapego. É tempo de alegria e confraternização, festa que conclama todos para o exercício da caridade”.