7 DE MAIO: DATA LIMITE PARA FAZER OU TRANSFERIR O TÍTULO DE ELEITOR

O cidadão que não estiver registrado ou com seu título eleitoral regularizado no cadastro eleitoral não poderá votar nas eleições deste ano.

Reportagem: Luciana Gonçalves/ Fotos: Internet

cartorio eleitoral pl

Cartório Eleitoral de Pedro Leopoldo

Alistamento, pedido de transferência ou revisão do título eleitoral são algumas das ações que só podem ser feitas pelo eleitor até sete de maio de 2014. O prazo faz parte do cronograma da Justiça Eleitoral e procura garantir que as eleições ocorram dentro das datas pré-estabelecidas. Após essa data não será mais possível incluir o nome na lista de votantes do país. Em Pedro Leopoldo, o Cartório Eleitoral fica na rua Coronel Cândido Viana, 220 no Centro. Fone: (31)3661-2822 / Fax: (31)3661-2822.

De acordo om Sabrina de Paula, analista judiciário, haverá expedientes extras nos finais de semana em horário normal de atendimento: das 12h00 às 18h00. Ela alerta para que os eleitores aproveitem os atendimentos dos finais de semana e não deixem para a última hora para evitar filas.

Ações que precisam ser feitas até 7 de maio:

– Alistamento Eleitoral
– Transferência do título ou mudança no local de votação (caso o eleitor queira mudar de local);
– Regularização do título (caso esteja cancelado ou suspenso);

O eleitor deve comparecer ao cartório do local onde pretende votar portando documento de identidade e comprovante de residência recente. Não é obrigatório o cadastramento biométrico para votar nas eleições 2014. O eleitor que não votou nas últimas eleições poderá votar na próxima e não precisa comparecer até 7 de maio.

Segunda via do título

Para pedir a segunda-via do título eleitoral o prazo é um pouco mais longo. O documento pode ser obtido até 25 de setembro de 2014, na hora e sem custos, bastando a apresentação de um documento de identidade oficial com foto. O requerimento deve ser feito ao cartório em que o eleitor estiver inscrito. Vale lembrar também que o não comparecimento na última eleição não impede que o eleitor vote nas eleições de 2014.