DICAS PARA EVITAR ACIDENTES E A PRESENÇA DE ESCORPIÕES

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, através da Secretaria de Saúde, alerta a população para o procedimento em casos de aparecimento de escorpiões, comuns nesta época do ano.

Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Divulgação internet

Escorpião amarelo - espécie comum na região sudeste

Escorpião amarelo – espécie comum na região sudeste

O escorpião mostrou-se desde o início ser um campeão de sobrevivência. Ele assistiu incólume a grandes transformações da superfície da Terra, a mudanças climáticas inimagináveis, ao surgimento e desaparição de enormes grupos de vegetais e animais.

É um animal terrestre, mais ativo á noite, passando o dia em locais sombrios e úmidos. Vivem sob pedras, dormentes das estradas de ferro, pedaços de madeira, troncos podres. Nas residências, em caixas de gordura e de luz, ou próximos a elas, em redes de esgoto e pluvial e fossas. Localizam-se também sob restos de madeira de construção, no entulho e madeiras empilhadas.

Muitas pessoas buscam serviço de dedetização contra escorpiões, entretanto, esse tipo de prevenção pode piorar o quadro e agravar o perigo. Com a aplicação pulverizada do produto, os animais se movem para regiões de superfície, onde não há veneno, e a possibilidade de acidentes aumenta. Qualquer veneno mataria o escorpião, desde que atingisse diretamente o animal. Mas, no caso da pulverização, dificilmente isso ocorre.

Atenção nas dicas para evitar acidentes e a presença de escorpiões:

-Não colocar as mãos nuas em buracos no solo, sob pedras, troncos podres ou pedaços de madeira, tijolos e telhas empilhadas.

-Evitar o acúmulo de materiais, entulhos e restos de construção, próximos ás residências. No jardim, evitar folhagens densas junto às casas e manter a grama aparada.

-Em regiões onde é comum encontrar escorpiões, telar os ralos ou vedar de qualquer outra forma, impedindo uma de suas principais via de acesso nas residências.

-Manter as residências livres de insetos e principalmente de baratas, um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos. Manejar corretamente o lixo doméstico para que não crie baratas que possam atrair escorpiões.

Saiba mais:

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste e Centro oeste do Brasil, e a principal espécie que causa acidentes graves,com registro de óbitos, principalmente em crianças. Principais características: possui as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. A denominação da especie e devida a presença de uma serrilha nos 3º e 4º anéis da cauda. Mede ate 7 cm de comprimento. Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos verificados no Brasil, em região urbana e devido ainda à grande expansão de distribuição nos últimos 25 anos.(Secretaria de Vigilância em Saúde/MS).

Veneno
O veneno de todos os escorpiões tem efeito neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso. A picada é extremamente dolorosa, provoca dor intensa no local afetado e se dispersa por todo o corpo, levando a vítima a um estado de hiperestesia, fazendo com que o doente fique extremamente sensível ao menor toque em todo o corpo. A ação neurotrópica da peçonha age sobre o bulbo (medula oblonga) região importantíssima do encéfalo que controla os movimentos respiratórios e cardíacos, além dos movimentos peristálticos, mas sua ação é específica sobre a região do bulbo controladora da respiração, o que faz com que a vítima morra por parada respiratória. Fonte: wikipedia.org

Em caso de acidente procure a Unidade de Saúde mais próxima e se possível, capture o escorpião com cuidado e leve-o para identificação, em um recipiente seguro.