ANIVERSÁRIO: ONG COMPLETA 5 ANOS EM PEDRO LEOPOLDO

BRIGADA CIVIL DE EMERGÊNCIA ATUA DIRETAMENTE NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E AUXILIA NO RESGATE DE ANIMAIS OU DE PESSOAS FERIDAS

Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Denis Valério

Denis resgata veado e entrega para a Polícia Ambiental

Denis resgata veado e entrega para a Polícia Ambiental

A ONG Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo completou nessa segunda-feira (18) cinco anos. Fundada em agosto de 2009, a instituição acumula números que impressionam, levando em conta que todos os serviços são voluntários. Até aqui já são mais de 300 combates a incêndio em Pedro Leopoldo e região, além de atuações em mais de 100 acidentes, resgate de animais feridos e palestras sobre o meio ambiente nas escolas públicas ou privadas.

Um dos fundadores da ONG e atual presidente da instituição conta como surgiu a Brigada em Pedro Leopoldo. “Nós começamos através de um grupo de amigos que tinham o mesmo objetivo, Salvar Vidas. Convidado pelos amigos Leonardo Sales e o Edmarcio, em 18 de agosto de 2009 criamos o CNPJ da ONG e de lá pra cá já tivemos treinamentos com o Corpo de Bombeiros Militar para nos ajudar na elaboração do nosso estatuto e orientações sobre o nosso fardamento”, explica Denis Valério.

Com mais de 100 atuações em vários acidentes de trânsito, Denis enfatiza quais são as atribuições da ONG durante os primeiros socorros. “Nossa função é de estabilizar a vítima, sinalizar a via para evitar novos acidentes, monitorar sinais vitais, imobilizar com talas se for o caso de membro fraturado e dar condições de vida até a chegada do resgate”, observou.

Hoje a Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo é composta por cerca de 10 voluntários, entre brigadistas e socorristas, além de um Bombeiro Civil, mas a instituição já chegou a ter 25 pessoas. Denis avalia que a falta de apoio pode ser um dos fatores que desmotiva os voluntários a continuar na ONG. “Nosso sonho é montar uma base de apoio ao longo da rodovia MG-424 com viaturas e pessoas treinadas (estudantes de medicina) para auxiliar nos primeiros socorros às vítimas de acidentes, mas nos falta os equipamentos necessários”, finaliza.

Quanto aos incêndios, Denis Valério acrescentou que Pedro Leopoldo precisa de mais hidrantes em diferentes pontos da cidade para ajudar no combate a incêndio. Ele também comentou que falta apoio do governo municipal e da maioria dos comerciantes para ajudar na compra dos equipamentos necessários ao trabalho voluntário.

RESGATE RECENTE

Na última semana um Veado-campeiro ficou prensado entre duas paredes no Condomínio Gran Royalle em Pedro Leopoldo, a OBG foi acionada e o animal foi resgatado pelo Bombeiro Civil Denis Valério, ele imediatamente acionou o Médico Veterinário Ronaldo Caldeira para avaliar o animal. No entanto, mesmo recebendo todo tratamento adequado e sendo socorrido por uma viatura da Polícia Ambiental, o animal morreu. Segundo especialistas, a causa da morte do animal pode ser devido ao acúmulo de gás no estômago, já que ele ficou muitas horas aguardando pelo socorro e teve o diafragma pressionado pelas duas paredes.

ONG de Pedro Leopoldo e Veterinário da cidade lutam para salvar veado que ficou prensado entre paredes de galpão

ONG de Pedro Leopoldo e Veterinário da cidade lutam para salvar veado que ficou prensado entre paredes de galpão

MAIS RESGATE

Veterinária do IBAMA recebe ave capturada em PL

Veterinária do IBAMA recebe ave capturada em PL

Também na última semana, no dia 13 de agosto, um papagaio verdadeiro, cujo nome científico é “Amazona Aestiva”, foi capturado pela ONG e entregue diretamente na sede do IBAMA em Belo Horizonte. A ave foi recebida pela veterinária Dra. Danielle (foto) que após preencher o protocolo de recebimento do animal, fez sua avaliação clínica e a encaminhou para o abrigo.