Vereadores aprovam Projeto Lei que autoriza compra do imóvel da nova Câmara Municipal de Pedro Leopoldo

Até Papai Noel esteve na Câmara Municipal durante a votação dos projetos

Foto Ricardo (Bicudo): Até Papai Noel esteve na Câmara Municipal durante a votação dos projetos

OUTRO PROJETO DE LEI APROVADO PELOS EDIS É A CRIAÇÃO DE DIÁRIAS PARA VEREADORES E SERVIDORES DA CASA

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Os vereadores da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo fizeram reunião extraordinária na tarde dessa quarta-feira (17) para votar dois Projetos de Lei que ainda estavam na pauta antes do recesso parlamentar. A reunião marcada para as 14 horas começou com quase uma hora de atraso, pois os parlamentares estavam esperando a chegada do vereador Geraldo Mendes do PMDB.

Iniciada a reunião, o primeiro projeto colocado em votação foi o 47/2014 que autoriza a compra de um imóvel para a Câmara Municipal. O prédio escolhido pelos vereadores é o da antiga Clínica São João Batista no centro do município. O empreendimento está avaliado em quase 6 milhões de reais (5,7 milhões).

A mudança da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo pode acontecer ainda durante o recesso parlamentar, logo após oficializada a compra do prédio.

Outro Projeto de Lei votado na Casa Legislativa é o que “Concede diárias para servidores e vereadores da Câmara Municipal”. Ambos os projetos foram votados por unanimidade, ou seja, por 9 votos.

DISCURSO

Todos os vereadores discursaram sobre a compra do prédio da Nova Câmara Municipal, o único que ficou calado foi o vereador Geraldo Mendes, mas ele também votou favorável.

Durante os discursos os vereadores falaram sobre a independência da Câmara Municipal, da união entre os vereadores e que o novo prédio vai trazer mais conforto aos servidores da casa e para os vereadores que trabalham em salas apertadas e sem condições de atender bem o público.

Outro destaque feito pelos vereadores é que deve ser instalada na nova Câmara Municipal um Núcleo de Atendimento ao Cidadão, nos moldes do já existente em Belo Horizonte. Na Capital Mineira existe uma sala com vários serviços oferecidos à comunidade, como por exemplo: atendimento de defesa do consumidor e outros.

DIÁRIAS PARA VEREADORES E SERVIDORES

Sobre o Projeto de Lei que concede diárias para servidores e vereadores da Câmara Municipal, o vereador e presidente da Casa Legislativa, José Maria Soares Santos, argumentou que o projeto faz parte de um TAC – Termo de Ajustamento e Conduta firmado com o Ministério Público de Minas Gerais – MP.

Segundo o vereador, um representante do MP cortou da verba indenizatória dos vereadores, hoje em R$ 3.500,00 – as despesas com manutenção de carro e gasolina, mas que os vereadores quando em compromisso fora do município, à serviço da Câmara, passa a ter direito na diária.

A equipe da Rádio PL FM gravou a reunião extraordinária de ontem (17) e vai repercutir o assunto daqui a pouco no programa Cidade Urgente. Ouça o programa para entender melhor sobre os Projetos de Lei na entrevista com o vereador José Maria Soares Santos.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NA CÂMARA DE PL (1) 695 x 202