27ª Superminas terá ainda mais foco em negócios e qualificação profissional

Fundação Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza

A 27ª Superminas Food Show começou ontem, dia 22 e vai até amanhã, 24 de outubro de 2013, no Expominas, em Belo Horizonte, e trará mais uma ação com foco nos negócios. As diretorias do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), organizadores do evento, decidiram restringir o público participante a empresários, gerentes, diretores e formadores de opinião. A proposta é abrigar, prioritariamente, aqueles que vão ao congresso com o intuito de melhorar a qualificação profissional e de fazer negócios.

Com isso, a Superminas terá um público estimado de 55 mil pessoas, frente aos 58 mil na Superminas de 2012.   O evento tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), esta como apoiadora institucional.

A área de exposição está maior: são 25 mil metros quadrados frente aos 23 mil no ano anterior. O número de expositores/patrocinadores é de cerca de 400.  Vinte a mais do que os 380 presentes em 2012.

Em 2012, a Superminas movimentou R$ 1,2 bilhão e nesta, em 2013, são estimados R$ 1,3 bilhão em negócios durante o evento e a partir dele. É que a maior parte dos negócios é prospectada durante a feira, mas concluída ao longo do ano.

O número de cidades mineiras com representantes na 26ª Superminas foi de 550, o que deve passar para 620 em 2013. O objetivo é aumentar também o número de participantes de outros estados. Em 2012, empresários de 26 unidades da Federação participaram e neste ano os organizadores pretendem contar com empresários de todos os estados e do Distrito Federal. Os países com representantes para fazer negócios na Superminas deverão passar de 12 no último evento, para 20 países neste ano.

Mais completo

Com todos esses números, a 27ª Superminas Food Show 2013 vai continuar como o segundo maior evento supermercadista e panificador do País.  O congresso é também o mais completo do varejo alimentício no Brasil, com setores de serviços, panificação, bebidas e de hortifrutigranjeiros.

A feira é dividida em dois grandes espaços: o “Pavilhão Azul” e o “Pavilhão Vermelho”. No primeiro, são concentradas as empresas do segmento alimentício, enquanto o segundo abriga empresas do setor de serviços. Além da segmentação em pavilhões, há uma subdivisão em “ilhas” para facilitar a localização dos fornecedores. Nessas ilhas, estão setores como vinho e queijo, orgânicos, flores, hortifrutigranjeiros e cachaça, um produto símbolo de Minas.

Conhecimento

O que aumentou também foi o número de palestras. Em 2012, foram ministradas 41, número que passa para 45 em 2013. Essas são as atrações de qualificação profissional que fazem parte da programação oficial do evento, no espaço intitulado “Núcleo do Conhecimento”. O objetivo é oferecer mais treinamento e atualização aos colaboradores e empresários.

Além dessa grade de palestras, várias outras e minicursos serão ministrados por expositores. Destaque para as clínicas tecnológicas, realizadas pela AMIPÃO, e o Seminário ABIP/PROPAN, que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, reunindo empresários de todo o Brasil.

Novidades

Super Fashion: Uma das grandes novidades na Superminas neste ano é o “Super Fashion”, um espaço no Pavilhão Vermelho, destinado ao segmento de vestuário, com participação de 20 empresas regionais. Esse projeto é uma parceria da AMIS, AMIPÃO e do Sebrae MG.   A abertura contou com um desfile de modas e ainda uma palestra mostrando cases de sucesso envolvendo supermercados e indústrias da moda.

Padaria-conceito: essa é outra novidade na 27ª Superminas. A padaria conceito é um projeto realizado pela ABIP, com apoio do Sebrae nacional e Minas, e será disponibilizada, no Pavilhão Azul, próximo aos auditórios, para atualização sobre as tendências do mercado. A Padaria Conceito é uma oportunidade para que os empresários percebam as diversas tendências do segmento e possam escolher conceitos e oportunidades que melhor se adaptem a realidade e momento do seu negócio. No projeto os visitantes podem visualizar um novo modelo do negócio que foi adaptado para servir ao cliente em todos os momentos de consumo, desde a praticidade da conveniência até o conforto da alimentação pronta no local. O empresário também terá acesso a um modelo de layout, que foi elaborado pensando em facilitar o dia-a-dia e otimizar a mão de obra.

2º Festival de Pães e Quitandas de Minas – idealizado pela Amipão – Sindicato e Associação da Indústria da Panificação e o ITPC – Instituto Tecnonológico em Panificação e Confeitaria, com o apoio do Sebrae MG, o evento reuniu cerca de 50 padarias. As receitas apresentadas têm como base os ingredientes: milho e leite. O evento pretende movimentar o mercado e destacar padarias e seus produtos, fortalecendo a cultura gastronômica do estado. A final do concurso será dia 23 de outubro, de 12h às 13h, dentro da programação da Superminas. Os finalistas do concurso são: Boníssima, Antoine, Avenida do Pão, Pedro Padeiro e Halley.

Números

Juntos, o setor supermercadista e panificador de Minas Gerais têm 20,8 mil lojas, sendo 14 mil padarias e 6,8 mil supermercados. São 209,7 mil postos de trabalho gerados. Desses, 148 mil pelos supermercados e 61,7 mil pelos panificadores.

Os setores são ainda dois dos maiores empregadores de mão de obra de primeiro emprego entre todos os setores da economia. Em torno de 65% do quadro de empregados são compostos por pessoas que tiveram nesses estabelecimentos sua primeira oportunidade formal de trabalho.

Serviços:

27ª Superminas Food Show

Data: 22 a 24 de outubro

Local: Expominas, Belo Horizonte.

Credenciamento: Sala de imprensa do evento

Fonte: Interface Comunicação