Com tema “Veja, Corrija e Não Passe Batido”, os Dias Globais de Saúde, Segurança & Meio Ambiente estimula colaboradores a agir de imediato para evitar acidentes
Reportagem: Pacheco de Souza
A LafargeHolcim Brasil está promovendo entre os dias 18 e 29 de outubro, mais uma edição dos Dias Globais de Saúde, Segurança & Meio Ambiente. O evento ocorre anualmente em todos os países em que o Grupo Holcim atua. Em 2021, o tema central será “Eu vejo, Eu corrijo e não deixo passar batido”. O objetivo é estimular os empregados e parceiros a identificar situações que ofereçam riscos e agir de imediato para solucioná-las, evitando acidentes no ambiente de trabalho. Outra novidade é a inclusão do tema Meio Ambiente na programação.
“Nesta edição dos Dias Globais buscamos promover uma mudança de comportamento, fazendo com que nossos colaboradores internalizem um olhar mais crítico frente aos riscos envolvidos em suas atividades diárias e atuem imediatamente para encontrar a solução. Todo ano, pensamos o que podemos trazer de novo, em termos de informações, conscientização e aprendizado. Mas, a preocupação com a saúde e a segurança no trabalho e com o meio ambiente não se esgota nessas duas semanas, é um trabalho contínuo, alinhado aos valores da companhia”, explica Paula Jardim, analista de sistema de gestão sênior da LafargeHolcim Brasil.
Em 2021, a programação inclui quatro podcasts com especialistas das áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Operações e Recursos Humanos, falando sobre os riscos relacionados às atividades diárias no ambiente de trabalho e também sobre cuidados com a saúde física e mental. Durante os Dias Globais, também acontecerão atividades em campo, nas quais serão propostas situações para que todos possam identificar os riscos e propor o que precisa ser corrigido.
“Os Dias Globais são uma excelente oportunidade para colocarmos foco em temas já abordados em nosso dia a dia quanto à Saúde, Segurança & Meio Ambiente. Com uma mensagem simples, porém poderosa, convidamos nossos empregados e contratados a não deixarem condições de risco passarem batido, ou seja, intervir imediatamente sempre que houver necessidade. Está diretamente ligado ao comportamento das pessoas e à utilização de ferramentas proativas, que nos permitem antecipar os eventos e dar mais um passo rumo à nossa jornada de zero dano às pessoas e ao meio ambiente”, destaca Fernanda Paiva da Cunha, gerente de Saúde e Segurança da LafargeHolcim Brasil.
Dentre as ações locais nas fábricas, acontecem gincanas e palestras, além de iniciativas voltadas para as comunidades do entorno das unidades operacionais. Além disso, a LafargeHolcim Brasil propôs um desafio aos empregados. Para participar, eles precisam gravar e compartilhar na comunidade da intranet da empresa um vídeo que mostre o antes e o depois de uma situação de risco que foi identificada e corrigida. As postagens da área operacional e do escritório com maior número de interações, curtidas e ou comentários, serão premiadas.