Alunos do Pronatec Especial de Pedro Leopoldo trabalharam no “Festeja”

O cantor Wesley Safadão posou para foto com os alunos

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto – Divulgação

Pedro Leopoldo foi a primeira cidade do Brasil a oferecer ensino profissionalizante para pessoas com deficiência intelectual nos moldes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo foram oferecidas 25 vagas para o curso de recepcionista de eventos, por meio do Governo de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, para pessoas com Síndrome de Down. Em dezembro de 2017 os alunos especiais concluíram o curso de capacitação profissional e desde então a Prefeitura tem buscado parcerias para que os mesmos possam colocar na prática o conhecimento adquirido no Programa.

No ano passado os jovens foram contratados pelo Município para trabalharem no “Muladeiros”. Este ano eles já trabalharam também em uma formatura em Belo Horizonte, sendo referência de recepcionistas com Síndrome de Down para os demais formandos, capacitados pela ONG Oportunidade. Mas a grande alegria destes jovens pedroleopoldenses aconteceu no último final de semana, quando foram contratados para serem recepcionistas em um dos maiores eventos do Brasil, o Festeja BH. Quatro jovens formados pela iniciativa pioneira de Pedro Leopoldo recepcionaram grandes artistas nacionais nas dependências do Estádio Mineirão no último sábado, 7, como Wesley Safadão, Léo Santana e Maiara e Maraísa, contratados pela ONG Oportunidade. A ONG se inspirou no curso ofertado em Pedro Leopoldo para também disponibilizar as aulas para os alunos com Down e deficientes intelectuais.

Para o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, é um orgulho enorme colaborar com  a geração de oportunidades para estas pessoas. Marião destaca que Prefeitura de Pedro Leopoldo continuará atuando no sentido de consolidar parcerias para a absorção dos alunos especiais que concluíram o curso no Município. “Pensar na profissionalização e geração de oportunidades para este público é algo muito importante, pois ele tem muitas potencialidades. Eles devem ter ficado muito felizes em trabalhar neste evento, em que puderam demonstrar a competência do trabalho deles e ainda encontrar grandes ídolos. A gente também fica muito feliz por eles! Reforço que para nós foi uma alegria muito grande sermos o primeiro município do Brasil a ter o Pronatec Especial”, destacou o Prefeito Marião.

O Pronatec

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011 (Lei 12.513/2011), com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.